Lifan LF600: Chegará esta custom chinesa à Europa?
Pela primeira vez, a Lifan dá um passo em frente na cilindrada e no mundo custom, apresentando a LF600, munida de um V-twin chinês de 60 cv. A questão é se este modelo virá para a Europa, continente com o qual a empresa chinesa mantém uma relação já longa.
A Lifan Technology Group Co. Ltd., mais conhecida por Lifan, é um grande grupo indústrial que nasceu em 1992. Actualmente dedica-se a diferentes ramos no mundo motorizado e conta com mais de 5.000 colaboradores. Segundo informações oficiais da própria Lifan, é a única marca chinesa de motos que possui um sistema de injeção eletrónica autodesenvolvido . Produz carros (alguns verdadeiramente luxuosos) e motos, além de possuir fábricas na China, Vietnam, Tailândia e Turquia.
Desde 1992, a Lifan desenvolve motos voltadas especialmente para o gigantesco mercado asiático mas também para a Europa, onde os modelos mais populares são de pequena cilindrada, principalmente se compararmos com os gostos (e poder aquisitivo) ocidentais. Até agora a Lifan tinha motos de cilindrada a variar entre 100 a 450 cc. O modelo mais potente era movido por um bicilíndrico em linha de 378cc, capaz de fornecer 35 cv (33 kW) a 9.500 rpm.
V-Twin ‘made in China’ com 60 cv
Agora, deu um salto no seu desenvolvimento ao oferecer a Lifan LF600, que se destaca por utilizar um motor V-twin de 573 cc com refrigeração líquida e injeção eletrónica de potência, desenvolvido pelo mesmo fabricante. A potência máxima declarada permanece em cerca de 60 CV (58,5 CV – 43 kW), enquanto o valor máximo do binário atinge 55 Nm.
A LF600 será o primeiro modelo a usar o novo V-twin, mas o motor provavelmente será usado em outros modelos futuros. Se olharmos para as características da LF600 percebemos que estamos perante uma custom com aspirações algo desportivas , que até certo ponto se assemelha à Kawasaki Vulcan S. A velocidade máxima declarada para a moto chinesa é de 165 km/h, enquanto o peso do conjunto permanece em 233 kg. Na seção de suspensão encontramos um garfo invertido e um monoamortecer traseiro.
A transmissão secundária é por correia dentada e para parar a fera é usado um conjunto J.Juan com ABS de dois canais. Por seu lado, as medidas dos pneus são 110/90-19 à frente e 160/80-16 atrás. As luzes são de LED e o painel de instrumentos digital.
Embora a Lifan LF600 já tenha sido introduzida na China, o preço ainda não foi anunciado. Caso este modelo chegue à Europa com um preço acessível , pode ser uma opção para os amantes do mundo custom, principalmente se for oferecida uma versão para portadores de carta A2.
0 comments