Honda Gold Wing com auto-equilíbrio
A Honda registou uma patente para um novo sistema de auto-equilíbrio que será usado na próxima geração da Gold Wing e em outros modelos. A atual versão DCT da GL 1800 Gold Wing já possui um “walking speed mode” e adicionar uma assistência de direção a esse modo, facilitará a prevenção de quedas em baixa velocidade.
O sistema não é tão avançado quanto o conceito de Riding Assist, mas ainda assim usa a mesma tecnologia para facilitar a deslocação da moto. O componente principal é um atuador de direção que manterá a moto inclinada evintando que fique fora de controlo.
O sistema é projetado para reduzir o peso que o piloto tem que segurar enquanto movimenta a moto. O atuador de direção é conectado a um computador que recebe sinais de um sensor de inclinação integrado. Se a moto se inclinar muito, reposiciona-se automaticamente em posição mais vertical para reduzir a força que o condutor tem de fazer. Se a moto ficar totalmente na vertical, a direção virará para o outro lado para evitar que ela caia.
A atual versão DCT da Gold Wing já possui um “modo de velocidade” que permite que a moto se mova para a frente ou para trás em baixas velocidades por conta própria. Adicionar um assistente de direção a este modo, facilitará a prevenção de quedas em baixa velocidade. Os sensores e computadores existentes usados para controle de tração e sistemas ABS já podem monitorizar o ângulo de inclinação da moto, portanto, adicionar o servo de direção ao sistema seria fácil de adotar.
A Honda registou muitas patentes para uma Gold Wing de próxima geração, que está no centro de um grande projeto de P&D. Não está claro quando veremos os resultados, mas a Honda vai querer estabelecer-se como pioneira em tecnologia mais cedo ou mais tarde, já que marcas rivais já estão a oferecer tecnologias de assistência ao condutor que a marca alada ainda não possui.
0 comments