Quais o melhores pneus mistos 2023 para motos Adventure ? – 70/30 ou 50/50
As motos Adventure e Dual Sport estão na moda e não apenas melhoraram o seu desempenho com melhores e mais sofisticadas ajudas electrónicas, mas também porque beneficiam do enorme desenvolvimento e avanços em matéria de tecnologia de pneus.
Tal como a maioria dos fabricantes tem hoje uma moto de aventura no seu catálogo, também todo o fabricante de pneus deve ter um pneu desportivo ou de aventura disponível. A parte complicada é desenvolver pneus que aparentemente fazem o impossível, funcionando bem tanto na estrada quanto fora dela. Os fabricantes modernos são experientes o suficiente para saber que existe uma grande variedade de pilotos de aventura no mundo. O certo é que uma grande maioria, sobretudo no segmento das Big Trail, opta por andar essencialmente no asfalto, sendo esporádicas as incursões off-road. Outros querem chegar rápido por estrada às pistas OffRoad sem sacrificar a sua segurança e conforto.
Os fabricantes de pneus precisam por isso de colocar constantemente a pergunta:
– Como conseguir proporcionar esse amplo espectro de necessidades numa moto Adventure? A resposta é simples:
– Disponibilizando aos pilotos das motos Adventure muitas opções.
A seguinte seleção está especialmente dirigida a aqueles que privilegiam uma condução segura no asfalto e que realizam uma ou outra incursão fora de estrada. São por isso pneus entre os 70/30 ( on/offRoad ) e os 50/50.
Pirelli Scorpion Trail II Dual Sport
Quando olhamos para estes pneus pela primeira vez, dificilmente vemos “off-road” nos mesmos. Mas a Pirelli sabe o que faz e classificou os pneus Scorpion Trail II como desportivos de turismo com capacidade para estradas de terra. Como a maioria dos motociclistas irá usar as suas motos de aventura em estradas pavimentadas, de cascalho e de terra batida, esses pneus menos agressivos farão o trabalho muito bem. Vemos que têm muitos canais para evacuação de água, ranhuras cruzadas para tração em terrenos resvaladiços e área de contato otimizada para que nos sintamos sempre seguros em qualquer situação.
Continental Trail Attack 3
Da mesma forma que os Scorpion Trail IIs da Pirelli, os Continental Trail Attack 3 foram construídos como um compromisso mais orientado para a estrada nas grandes motos Adventure. Novamente, vemos um padrão off-road menos agressivo, mas a Continental equipou-os com o seu composto MultiGrip, fabricado para proporcionar alta aderência em condições secas e molhadas. Inclui também o TractionSkin, que é uma superfície de piso micro-áspera, aquecida no pneu. Estão princicipalmente concebidos para pilotos de aventura que preferem utilizar as suas motos como sport-touring, mas não se sentirão intimidados quando o asfalto finalmente acabar e a estrada de terra começar.
Shinko 705 Dual Sport
Com um padrão de piso 80/20 para estrada/off-road, o Shinko 705 é o pneu perfeito para quem vai passar a maior parte do tempo no asfalto, mas quer poder entrar nas florestas e trilhos quando o estado de espírito assim o entender. O padrão de piso de blocos grandes oferece excelente aderência em estradas molhadas ou secas e, embora possa não ter a aderência definitiva de designs mais agressivos off-road, ainda funcionará bem se você se contentar em não forçar demasiado a pilotagem off-road. É um ótimo pneu para quem estiver pilotando uma moto Adventure de gama média, sendo a sua durabilidade uma das suas características. Por fim, o preço é muito atrativo, mas isso não significa que a qualidade tenha sido sacrificada. Aprovado pelo DOT.
Dunlop Trailmax Mission
A Dunlop está no mercado de pneus há muito tempo. Talvez desde que existem motos. Portanto, quando eles colocam a sua capacidade industrial no desenvolvimento de um pneu de aventura, é certo que iremos obter algo especial como resultado final. Os pneus Trailmax Mission são classificados como pneus 50/50, on-road e off-road e podem resultar ser, de uma forma subjectiva, o pneu versátil perfeito.
Os blocos de piso são robustos e escalonados para proporcionar excelente estabilidade e rigidez. O padrão de banda de rodagem ajuda a proteger o pneu de furos quando rodamos em secções rochosas, e o composto do pneu foi aperfeiçoado para oferecer o melhor compromisso entre aderência e durabilidade. Podemos ver os mesmos a equipar motos como as Honda Africa Twin, as BMW GS, as KTM Adventure, as Yamaha Super Ténéré e Triumph Tiger, entre muitas outras.
Mitas E-07
O Mitas E-07 é um pouco estranho nesta lista, pois é quase um pneu 50/50. A Mitas identifica-o de 60/40. Se o seu objetivo era o de rodar na estrada apenas para chegar à terra o mais rápido possível, então o E-07 foi desenvolvido a pensar em si. Foi essencialmente projetado para lidar com o peso e a potência das motos de aventura maiores. Além de seu bom desempenho dentro e fora da estrada, a construção de lonas diagonais garante uma vida útil incrível do pneu, o que o torna perfeito para realizar viagens mais longas, onde o orçamento e as restrições práticas significam que a troca de pneus muitas vezes simplesmente não é viável. Inclui um padrão de piso que funciona bem na estrada assim como o amplo espaçamento dos blocos oferece boa tração fora da estrada. O outro benefício é que estão classificados como M+S ou lama + neve ( Mud+Snow), realidade que muitos outros pneus nesta lista não se podem orgulhar.
Pirelli Scorpion Rally STR
A Pirelli é um dos grandes fabricantes de pneus, com destaque para os seus pneus desportivos que são extremamente respeitados. O mesmo vale para os pneus desportivos Dual Sport que, embora possam estar no extremo mais caro do grupo, têm um desempenho de excelência naquilo para o que foram projectados. Embora descrito como um pneu 80/20 on /off-road, o que é surpreendente devido ao padrão de piso agressivo, o certo é que funciona surpreendentemente bem na estrada, além de oferecer boa estabilidade e manobrabilidade consistente e previsível em off-road.
Portanto, se você escolher um pneu específico para estrada capaz de enfrentar vigorosamente algumas estradas locais de terra, também pode escolher os Rally STR. O seu design inovador permitirá maior tração nas subidas, no passar por cima de obstáculos e realizar saltos. E no final do dia, vão te igualmente levar para casa de forma tranquila, estável e civilizada.
Continental TKC70
Há uma razão pela qual os pneus TKC70 vêm como equipamento standard na moto KTM 390 Adventure. Estão especialmente fabricados para nos fazer sentir seguros em qualquer superfície. O seu posicionamento é para um uso off-road leve a médio, de acordo com a Continental, com desempenho extraordinário no asfalto, proporcionando igual segurança na terra como na estrada. Vêm equipados com a tecnologia de composto MultiGrip e RainGrip da Continental e têm um padrão de piso construído exclusivamente para proporcionar uma estabilidade silenciosa no asfalto.
Bridgestone Battlax ADV Trail AT41
A Bridgestone também aceitou entrar nesta competição ao projetar os seus pneus de aventura Battlax ADV Trail AT41. São pneus 80/20 com um piso semi-agressivo de aparência off-road, mas o pneu está principalmente pensado para rodar na estrada, de acordo com a Bridgestone. São pneus que proporcionam maior tração e aderência na travagem, quer em estradas secas como molhadas e foram projetados tendo em mente a estabilidade.
A Bridgestone criou estes pneus para os clientes que procuram algo um pouco mais off-road do que o A41, que certamente não parecia adequado. E com o seu padrão de piso são garantia de poder ter a tração de que precisa no caso de se encontrar numa situação off-road.
Michelin Anakee
Este é um pneu excepcional de aventura, de características 80/20, do fabricante francês a Michelin. Os pneus Anakee foram originalmente equipados nas motos BMW R 1250 GS 2019 e a BMW não escolhe os seus parceiros de ânimo leva. Mas o que realmente diferencia esses pneus dos outros é que cada pneu tem quatro compostos separados. Esses compostos proporcionam bom desgaste no meio do pneu e progressivamente mais aderência nas curvas, com o composto mais duro reservado para a faixa central do pneu traseiro.
Com sua aparência lisa e de grandes blocos, o Anakee é excelente na estrada, mantendo as trajectórias rectas e não sendo desviado por sulcos ou imperfeições na estrada. Garante também uma enorme aderência na estrada, mesmo no molhado. É também um pneu extremamente silencioso, o que é ótimo para viagens mais longas. Já no Off-road, os pneus pedem o rodar suave do acelerador e o manter do ritmo é essencial se o caminho ficar particularmente íngreme ou sinuoso. Por isso, é talvez um pneu para o piloto mais experiente.
Metzeler Tourance
O Metzeler Tourance aparentemente tem tudo. São duráveis, com a Metzeler a garantir um alto nível de quilometragem em condições húmidas e secas. Com um nível de construção de alta tecnologia promove estabilidade em qualquer ambiente. São feitos sob medida para motos Dual-Sport e Adventure, pois o seu principal objetivo é de serem capazes de lidar com todas as condições climáticas, independentemente de nos encontramos na estrada ou na terra. Apesar de um perfil agressivo na faixa de rodagem, o ruído de rodagem dos pneus é reduzido ao mínimo.
Existe também uma escolha mais ampla de tamanhos do que normalmente vemos em pneus Dual Sport como estes. Além das opções típicas Adventure de 21 polegadas, encontramos também tamanhos de 13”, 14” e 15”. Mas aqueles que mais beneficiarão com uma maior variedade de dimensões serão aqueles que andam em motos com rodas de 17 e 19 polegadas.
Fonte : TopSpeed
0 comments