Ryvid Anthem: Uma elétrica modular ‘made in’ América
A California é um dos poucos estados norte-americanos que desde há muito aposta na eletrificação. Recentemente surgiu um novo player a tentar a sua sorte neste mercado promissor, a Ryvid, com uma proposta orientada para a modularidade.
O mercado de motos elétricas nos EUA recebeu recentemente uma startup fascinante, que planeia agitar a indústria com uma nova moto elétrica radical.
Entre as inovações da Ryvid Anthem – nome um tanto estranho! – está a tecnologia Ergo-Easy que permite ajustar a altura do assento de 762 mm a 864 mm, podendo também a transmissão final adaptar-se a uma aceleração mais calma na cidade ou mais suave em modo de cruzeiro. O quadro concebido em vigas de aço inoxidável é muito leve (5,4 kg) e favorece um baixo centro de gravidade, sendo a bateria removível para que possa ser recarregada em qualquer lugar.
A Ryvid Anthem não foi concebida para competir com as principais motos elétricas americanas, como a a Zero SR/F ou a LiveWire One da Harley-Davidson . Em vez disso, especificações como a sua velocidade máxima de 120 km/ h e autonomia de 120 km em modo ECO, mostram que esta moto elétrica é destinada a motociclistas comuns com carteiras médias.
A Anthem é uma peso-pluma com os seus 109 kg. O preço anunciado pelo fabricante é de 7.800 dólares americanos (o correspondente a 7.680€) para o lançamento das primeiras 1.000 unidades que deverão ser entregues até ao verão de 2023.
O que é a Ryvid?
A Ryvid não é apenas uma nova startup de motos elétricas comum. Integra uma equipa de engenheiros e designers que combinam uma paixão por motos com anos de experiência trabalhando nas indústrias automóvel e na aeronáutica. Isto pode soar a um cocktail difícil de digerir, mas a verdade é que parece funcionar.
O fundador e CEO da Ryvid, Dong Tran, tem um currículo com uma longa lista de credenciais, incluindo experiência na General Motors, na BMW DesignWorks USA , no Laboratório de Design da Toyota com sede em Tóquio e Honda R&D. Mas os últimos quatro anos viram sua experiência em design e engenharia expandir-se para a aeronáutica e com trabalhos de design para várias empresas de aviação, incluindo a ICON Aircraft .
Tendo sido também um motociclista ao longo da vida, a sua experiência em design e paixões pessoais levaram-na a combinar os seus conhecimentos para criar a Ryvid como um fabricante de motos elétricas leves, eficazes e acessíveis. E a primeira moto tem uma aparência marcante, sendo apenas comercializada nos Estados Unidos, por enquanto…
0 comments