Scoop: Futura Aprilia RS 440 em testes na Europa
Parece ser um dado adquirido que o fabricante de Noale está a preparar uma nova Aprilia RS440 destinada à categoria A2 supersport.
Rumores sobre o renascimento da Moto Guzzi Stelvio circulam desde o final de junho, com várias fontes a sugerirem que o seu lançamento irá acontecer antes do final do ano, possivelmente até no EICMA de Milão em novembro. Na frente da Aprilia, a RS 440 tem gerado entusiasmo por vários meses, e o Grupo Piaggio alimentou ainda mais as chamas no início deste ano, discutindo os seus planos de desenvolvimento para uma moto desportiva Aprilia de 400-450cc.
Agora, em julho de 2023, temos evidências tangíveis da Aprilia RS 440 em ação, graças a uma série de fotos-espia captadas a partir de um vídeo. Curiosamente, a acompanhar a RS 440 nestas imagens, está outra moto camuflada do Grupo Piaggio, provavelmente a nova Moto Guzzi Stelvio, baseada na plataforma da recente V100 Mandello.
Além disso, a RS 440 surge camuflada com os plásticos de uma RS660 para distrair os mais curiosos; na verdade, assim passa muito mais despercebida! Mas vendo os detalhes encontramos as diferenças para a RS 660. Entre outras coisas, a moto só tem um disco de travão dianteiro enquanto a 660 tem dois. Além disso, monta uma forquilha dianteira diferente e muito mais leve. Portanto, estamos, sem dúvida, diante da nova RS 440 que no mercado deverá competir com a Kawasaki Ninja 400 e Yamaha R3. Como as duas motos japonesas, está equipada com um motor bicilíndrico paralelo, a grande moda do momento.
O que está claro é que o projeto está bem avançado, pois enquanto as primeiras fotos foram feitas na Índia, um vídeo já foi feito na Europa. Aliás, os rumores apontam para a sua chegada no próximo ano e para o nosso mercado.
Mais potente que a Ninja 400?
Sabemos que a potência máxima que a Aprilia RS 440 poderá ter será de 48 CV, mas isso depende não só do que se pode extrair do motor como também do peso da moto. E é que os regulamentos para o A2 não são apenas uma questão de potência máxima, mas também de relação peso-potência.
É por isso que, por exemplo, que a Ninja 400 tem 45 CV porque a relação peso-potência máxima deve ser de no máximo 0,2 kW por kg. Ou seja, quanto mais leve a moto for, e principalmente se estiver abaixo de 175kg com o depósito cheio, menos potência terá do que se estiver acima desse peso.
De qualquer forma, ainda há um longo caminho a percorrer para conhecer todos os detalhes de uma moto que pode abrilhantar muito a categoria, e que pode ser tremendamente divertida como as demais rivais. Agora só falta confirmar qual será a cilindrada e o nome, mas gostamos muito do nome RS 440. Para já, afigura-se como uma possível novidade do próximo EICMA. Aguardemos.
0 comments