Starmatter, a inteligência artificial aplicada a uma moto
A empresa finlandesa Verge Motorcycles quer dar um passo adiante com a sua gama de motos elétricas de alta performance. E, para isso, desenvolveu o Starmatter, um sistema próprio de inteligência artificial (IA) com o qual pretende revolucionar o mundo das motos.
A Verge Motorcyles é um dos fabricantes que mais aposta na mobilidade elétrica , pelo que pode ser considerada uma das marcas que impulsionam a mudança na tendência do setor. Ainda não está totalmente claro quais aplicações reais terá esta IA desenvolvida pela empresa Suomi, mas a Verge Motorcycles quer que o Starmatter seja uma ferramenta pioneira no setor. Para já, a plataforma de inteligência artificial integra tecnologias nunca utilizadas no segmento das motos e o seu objetivo, segundo o fabricante, é que a IA possa aprender com a sua experiência de condução para tornar cada moto única no mundo, completamente adaptada ao seu proprietário.
Para que o Starmatter possa cumprir a sua função e adaptar a moto ao estilo de condução, rotinas ou experiência de cada condutor, os modelos Verge serão equipados com uma série de sensores, incluindo um GPS e vários acelerómetros capazes de recolher uma grande quantidade de dados que serão gerenciados pelo sistema de aprendizagem desta IA . Dessa forma, a inteligência artificial projetará atualizações automáticas do software de gerenciamento da unidade de controle (IMU) da moto.
Com essas atualizações de software, exclusivas para cada utilizador, as características da moto podem ser personalizadas detalhadamente com base nas necessidades e capacidades do condutor. Pelo menos essa é a teoria, já que a Verge Motorcycles ainda não deu grandes detalhes sobre que mudanças as suas motos sofrerão à medida que a IA aplicar a experiência adquirida.
É possível especular em qualquer caso com a modificação dos mapas do motor em função da exigência do utilizador e da sua forma de acelerar e travar, mas também com alterações em tempo real nas suspensões, graças ao GPS, para se adaptar ao tipo de estrada através em que irá circular. Isto também poderia levar a calibrações imediatas na suspensão dianteira, sem ir mais longe. Na mesma linha, não é descabido nos processos de otimização da bateria de acordo com o percurso.
Dois pontos-chave
Uma das grandes afirmações que a inteligência artificial da Verge Motorcycles pode ter é que ela deveria mudar completamente o ciclo de vida de uma moto. Até agora, como acontece com qualquer veículo, uma moto elétrica tem melhor desempenho quando é nova e com o passar do tempo e dos quilómetros perde eficácia. Graças à promessa de atualizações contínuas, esta tendência pode ser coisa do passado.
Além desta questão e quase como curiosidade, deve-se destacar que o Starmatter possui uma interface gráfica que pode ser familiar para muitas pessoas, já que foi projetada utilizando a ferramenta Unreal Engine da Epic Game. Este motor gráfico foi e é utilizado em inúmeros videogames de sucesso, o que, aliado à aprendizagem contínua da IA, deve tornar a experiência com as motos da Verge Motorcycles muito satisfatória.
Fonte: Solomoto.es
0 comments