Verge TS Ultra: Desportiva elétrica com mais de 200 cv

By on 15 Fevereiro, 2023

Uma nova versão da moto elétrica TS feita pela finlandesa Verge, ostenta 201 cv e um binário monstruoso de 122,4 kgm. Atualmente é apenas um protótipo, mas deve entrar em produção até ao final do ano.

A empresa finlandesa Verge revelou pela primeira vez a sua TS com motor elétrico em 2019, mas a verdade é que a sua produção ainda não começou. Entretanto, foi apresentada esta nova versão chamada Ultra, um nome merecido se tivermos em conta o potencial alto anunciado pelo fabricante, ao nível das superdesportivas com motor a gasolina de 1000cc: 201 cv e um binário “assustador” de 122,4 kgm!

Ou seja, muito mais que a TS “básica”, quase idêntica na aparência mas com “apenas” 107 cv e 101,9 kgm, e também a versão intermédia, a TS Pro, que atinge 137 CV e 122,4 kgm.

Vale no entanto lembrar também que os dados relativos ao binário máximo dos motores elétricos não devem ser comparados com o torque disponível no eixo dos motores a gasolina. Como na Verge, o motor elétrico fica alojado no cubo da roda traseira – algo bastante original para potências desta magnitude – e é aí que é medido o binário, enquanto no motor a combustão esse valor é obtido apenas por efeito da redução da caixa de velocidades.

O desempenho da TS Ultra deve estar ao nível de uma desportiva convencional, apesar do peso ser muito superior. É que estamos a falar de um peso total de 245 kg, vindo boa parte desse valor da pesada bateria de 20,2 kWh da Verge. É prometida uma autonomia de/até 375 km com uma única carga e uma aceleração que permite chegar dos 0 aos 96,5 km/h em apenas 2,5 segundos.

Como sempre acontece com os veículos elétricos, a alta potência não corresponde à velocidade que esperariamos… neste caso, 200 km/h para a Ultra e para a TS Pro, 180 km/h para a TS “Basic”.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments