Subscreva a nossa Newsletter

Email Marketing by E-goi

Vespa 2023: Tudo o que muda no próximo ano

By on 14 Dezembro, 2022

A casa de Pontedera renovou a sua gama do próximo ano com várias séries especiais e uma mais profunda revisão na gama GTS, nomeadamente a nível técnico. Os modelos Primavera e Vespa 946 completam as novidades de 2023 da Vespa.

Durante 76 anos, a Vespa têm colorido cidades cinzentas, faciltado o trânsito e tornado mais felizes os seus donos. Isto aplica-se a todos os modelos Vespa, incluindo as mais potentes GTS desde as 125 às 300, munidas dos mais modernos motores a 4 tempos.

Vespa GTS

Cores refrescantes com a melhor tecnologia

Para o próximo ano todos os modelos GTS recebem uma atualização abrangente, em termos de aparência e equipamentos. A suspensão dianteira monobraço foi melhorada para oferecer maior conforto e estabilidade na selva urbana, o ‘selim’ redesenhado e a ergonomia ajustada para uma condução ainda mais agradável. Mantendo perfeito o visual retro, mas não falto um sistema Keyless-Go a partir do próximo ano.

Graças a este sistema a fina chave da Vespa pode agora ser guardada no bolso das calças ou do blusão, e dar ao arranque despreocupado.

Além disso, o display LCD abaixo dos instrumentos analógicos ficou um pouco maior. A variante GTS SuperTech ainda possui um painel TFT de 4,3 polegadas com função de navegação. A GTS SuperSport e a SuperTech têm conectividade a bordo de série, a GTS e a GTS Super oferecem apenas a preparação para uma montagem posterior. O smartphone, pode então ser conectado à scooter através do aplicativo MIA.

VESPA GTS 300 2023

Como um tratamento especial nas cores, a GTS 125 também possui um sistema start-stop automático de série que certamente permitirá poucar alguns centimos. Diz quem já a testou que nos oferece um baixo consumo de aproximadamente 2,4 litros por cada 100 quilómetros percorridos (3,2 litros na GTS 300). Se for assim… que maravilha!

Variantes e motores da nova Vespa GTS

GTS, GTS Super, GTS SuperSport e GTS SuperTech são as 4 variantes deste modelo. Cada uma está disponível como 125 ou 300. Se o motor menor ou maior está sob a carroçaria de chapa de aço, é difícil dizer visualmente.

A diferença entre as diferentes versões é um pouco mais fácil de identificar se estivermos atentos aos diferentes assentos, cores das rodas e detalhes decorativos (mate ou brilhante). O design em si foi apenas cuidadosamente trabalhado, mas uma observação atenta ao volume do escape e motor, diz-nos logo qual a cilindrada. A sonoridade e aquele zumbido típico da Vespa, distinto de qualquer outro no mundo. Nem mesmo as elétricas lhe chegam aos pés!

VESPA GTS 125 2023

O escudo agora é um pouco mais largo e algumas áreas da carenagem ficaram mais angulares. Outras pequenas mudanças dizem respeito aos guarda-lamas, emblema e posição da placa, bem como espelhos e farolim traseiro.

Sob as suas vestes retro e belas, existem apenas duas opções de motores sem alterações mecânicas. O motor de 278 cc dos modelos 300 entrega quase 24 cv e 26 Nm, e a unidade oitavo de litro (125 cc) 14 cv e 12 Nm. A Piaggio removeu a limitação eletrónica para alguns mercados, o que significa que o motor da GTS 300 passa a girar livremente, ganha 5 km/h e passa agora a chegar com maior convicção a 120 km/h.

Isto poderá parecer pouco para alguns, mas provavelmente influenciará alguns clientes no acto de compra. Além disso, diz quem já a expermimentou que as vibrações diminuiram neste modelos de 2023. Ficamos curiosos!

Com a suspensão da roda dianteira completamente nova, no entanto, deve haver ainda mais tranquilidade na carga. Uma escora adicional agora forma um paralelogramo (em vez de um triângulo), o que deve tornar a deflexão mais sensível e constante, e também reduzir as vibrações no guiador. Estradas secundárias e ruas com paralelepípedos do centro da cidade serão o adequado para o comprovar. Veremos na altura da experimentar, no entanto, independentemente da velocidade, um impulso mínimo de direção deverá ser suficiente para iniciar a curva, conforme verificámos em modelos anteriores.

A travagem da GTS 300 e GTS 125 também é nova. Todas as variantes recebem pinças Nissin na frente, uma pinça Brembo na traseira e duas bombas de travão Brembo no guiador, mudança que deve exigir menos esforço por parte do condutor. O ABS, assim como o controle de tração, devem ser outros pontos positivos. Outro ponto positivo: a posição de assento mais confortável. O guiador agora é 1,4 cm mais largo e o novo assento é mais estreito à frente.

As outras novidades

Vespa Primavera Color Vibe

Jovem e rebelde

A série Primavera da Vespa é um dos modelos mais delicados do fabricante, mas isso não quer dizer que não tenha um visual acima do habitual. Especialmente com os novos modelos especiais Color Vibe, disponíveis em Bianco e Arancio. Disponível em todas as cilindradas (50 cc, 125 cc e 150 cc), aqui a aposta vai cada vez mais para a tonalidade turquesa, que se estende desde os aros por todo o corpo. Não importa qual versão você escolha – você traz um belo toque de cor para as cidades mais cincentonas: Vespa Primavera Color Vibe .

Vespa 946 10° Anniversario

A cereja no topo do bolo

Desde que a Vespa 946 foi lançada, é o modelo mais extraordinário do fabricante italiano. O design extravagante é mais como uma moto conceito, só que este modelo pode realmente ser comprado assim. 2023 celebra o 10º aniversário do modelo e apresenta a 946 10° Anniversario com uma pintura que apresenta uma interpretação moderna do clássico tom verde Vespa.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments