O teste de Jonathan Rea (Pata Yamaha) em Jerez foi um bom sinal para o hexacampeão do Mundo. Embora as condições húmidas da manhã se tenham transformado num autêntico aguaceiro, Rea não se deixou intimidar pelo tempo e registou várias voltas mais rápidas. Na sua última volta do dia, estabeleceu a melhor volta da sessão com 1m53,058s, ultrapassando o segundo piloto mais rápido, Xavi Vierge (Honda HRC), por mais de meio segundo.
Em declarações após os testes, Rea falou sobre o empenho da Yamaha em melhorar a sua moto.
– Estamos a tentar melhorar toda a moto, o motor, o quadro, a eletrónica, o conjunto completo. Também do meu lado, tentei perder algum peso na pré-temporada com algum sucesso para juntar tudo.
Acrescentou ainda: ‘Ainda estamos num período de desenvolvimento, ainda estamos a analisar as coisas e é bom fazer parte de uma equipa que pensa no futuro como esta. Penso que foi um grande choque para todos o facto de não termos sido competitivos no ano passado, mas reagimos de forma positiva e estou entusiasmado por ver como podemos ser completos quando as luzes se apagarem.’