Acidente fatal para Luca Falcon em Angola

By on 7 Março, 2024

O viajante aventureiro de Verona Luca Falcon, perdeu a vida num acidente de viação enquanto estava em Angola. Depois de um acidente gravíssimo em que perdeu uma perna, o motociclista italiano continuou a andar de moto e a ajudar quem mais precisava…

Pelas reconstituição inicial do acidente, parece que Luca não conseguiu evitar o impacto com um camião que vinha em sentido contrário, e que provavelmente arriscou uma ultrapassagem sem se aperceber da sua chegada da moto. A notícia ricocheteou de uma parte do mundo a outra a comunidade de viajantes pelo mundo, abalados por aquilo que aconteceu. Os seus companheiros de viagem imediatamente entraram em contato para avisar a família, mas para Luca não havia na mais a fazer, o impacto foi fatal.

Diz quem o acompanhou nesta sua ‘última viagem’ que Luca Falcon era um motociclista de grande coração. A sua alegria e a sua energia vital contagiante, permitiram-lhe, junto com a sua esposa Giulia, não só retomar as viagens pelo mundo depois de um acidente gravíssimo, mas também fundar o projeto solidário ‘Karma On The Road’ com o qual levavam próteses para serem reaproveitadas e com o qual permite que outras pessoas que tiveram o mesmo destino que ele para voltar a andar.

Sim, porque o motociclista italiano já tinha estado muito perto da morte. Em 2016 foi vítima de um acidente gravíssimo quando, ao voltar do trabalho na sua moto foi atingido por um carro, incidente que mudou por completo a sua perspectiva de vida.

Preso na cama durante um ano, o seu sonho de voltar a andar de moto parecia ter falhado completamente quando, após quarenta operações e dois anos de reabilitação, os médicos tiveram de amputar a sua perna esquerda em 2019. Muitos teriam desistido de andar de moto, mas Luca não.

A busca pela prótese certa e o processo de reabilitação para voltar a andar e finalmente voltar à moto fizeram-no descobrir um mundo que não conhecia e reacender uma chama que nunca se apaga. De volta à moto depois de enormes esforços, Luca percebeu quantas pessoas no mundo já tiveram problemas semelhantes aos dele, mas sem a possibilidade de ter uma prótese.

Decide então com a sua esposa Giulia colaborar com a ‘Legs4Africa’ , uma organização inglesa sem fins lucrativos que recupera membros protéticos de muitos países da Europa e de todo o mundo. Luca e Giulia fundaram assim a associação ‘Karma On The Road’ com a qual recolhem as próteses em Itália e graças à rede de distribuição da ‘Legs4Africa’ conseguem enviá-las para vários centros de reabilitação na África subsaariana .

Continente negro que continuaram a visitar de moto. Montado na sua Honda Africa Twin, o casal Karma toma frequentemente a rota do sul precisamente para documentar a sua actividade e para mostrar como os obstáculos podem ser ultrapassados ​​com mais determinação, coragem e força de vontade.

Luca Falcon publicou o seu último post no Instagram no seu 35º aniversário e quase como um testamento, deixou uma última mensagem clara sobre si mesmo e o exemplo que deu, assegurando-nos a sua felicidade: “O que é o sucesso? Bom… hoje faço 35 anos e estou sozinho no meio da África a mais de 15 mil km de casa, numa moto cheia de lama e sem perna (…). Estou feliz porque me sinto crescido, não apenas envelhecido. Estou feliz porque aos 35 ainda sei sonhar. Termino uma delas com uma citação: “Um homem não envelhece até que os arrependimentos substituam os sonhos”. (John Barrymore)”

Veja mais em https://www.instagram.com/karma.on.the.road/?utm_source=ig_embed&ig_rid=0e0883ea-f17e-4b4d-9c84-19b37edf82da

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments