BMW patenteia novo sistema de câmara dupla para motos
A BMW está a levar a segurança da moto para o próximo nível com a sua nova configuração de dupla câmara. O pedido de patente descreve um sistema com um módulo de câmera montado em cada espelho na frente da moto.
O avanço tecnológico está a tornar as motos mais seguras do que nunca, talvez isso tire um pouco da chama da condução pura e dura, mas isso é um tema para mais tarde abordarmos. Este ano, a Kawasaki introduziu uma câmara frontal na H2 SX, que alterna automaticamente entre os faróis altos e baixos para evitar ofuscar os outros condutores.
Este projeto permite uma fácil integração entre vários modelos sem a necessidade de alterações no design da moto. As câmeras estéreo também oferecem um escopo mais amplo e a capacidade de julgar distâncias e estimar a posição da moto tridimensionalmente na estrada.
Embora a configuração da Kawasaki se destine a permitir o uso de faróis de mergulho automático, o sistema da BMW vai além ao integrar faróis “matrix”. Esses faróis, podem mascarar partes do feixe do farol para dar um efeito de escurecimento local. O sistema de câmara dupla pode detectar veículos que se aproximam e cortar a luz apenas na parte que os atingiria, permitindo que o feixe de luz do farol permaneça aceso sem ofuscar os outros condutores.
No fundo, as câmaras têm uma gama de aplicações além de apenas auxiliar os faróis. De acordo com o pedido de patente, podem ajudar na identificação de sinais de trânsito e semáforos, fornecer assistência de faixa, controle de cruzeiro adaptativo e aviso de colisão.
Apesar do uso atual da tecnologia de radar da BMW para controle de cruzeiro adaptativo em certas motos, a tecnologia de câmara tem vantagens distintas em certas situações. Por exemplo, em termos de aviso de colisão ou sistemas de travagem automática, as câmaras podem detetar luzes de travagem nos veículos à frente, dando um aviso mais avançado do que apenas a tecnologia de radar.
0 comments