Subscreva a nossa Newsletter

Email Marketing by E-goi

Porque é que se utiliza kW para a potência do motor em vez de CV?

By on 26 Fevereiro, 2024

Todos percorremos as fichas de especificações de uma moto para procurar a potência do motor. Mas porque é que cada vez mais as fichas de especificações utilizam a unidade kW para a potência do motor em vez de CV? Porque é que não nos fixamos apenas numa unidade de potência?

A resposta curta tem a ver com precisão e com uma medição padrão, como veremos a seguir.

De onde veio o termo CV (cavalo-vapor)?

Tudo remonta à invenção da locomotiva a vapor. Thomas Newcomen foi o inventor em 1712, mas foi James Watt que melhorou o projeto em 1776. Depois, Watt concebeu o método de comparar a potência da sua locomotiva com o equivalente a quantos cavalos, para promover a potência da sua locomotiva numa escala mais compreensível. Daí a sigla CV (Cavalo-Vapor) ou em inglês HP (Horse Power).

Desde então, este valor foi adotado para o movimento rotativo dos comboios e durante a Revolução Industrial. Por conseguinte, o valor manteve-se para os motores de motociclos e automóveis.

A potência mecânica de Watt é definida como um cavalo que levanta uma carga de 550 lb. 1 pé em 1 segundo, o que equivale a 32.549 ft-lb de trabalho por minuto, ou 4.500 quilogramas-metros por minuto.

Muito bem, então porquê Watt?

No entanto, os europeus preferem aderir às unidades SI ou, por outras palavras, às unidades métricas. É aqui que surgem as discrepâncias. A potência imperial é de 745,7 watts, enquanto a unidade métrica europeia SI, também conhecida como PS (Pferdestärke) ou CV (Chevaux-Vapeur), é de apenas 735,5 watts.

É por isso que, embora algumas folhas de especificações indiquem que um motor produz 70 PS, na realidade produz apenas 69 CV.

Estas diferentes unidades, ou seja, HP mecânico, HP métrico, PS, CV, apenas criaram confusão aos compradores de veículos, pelo que, em 1972, o kW substituiu o PS como unidade SI para a potência do motor através das directivas da CEE. Mas a partir de 1 de janeiro de 2010, a UE apenas permite o HP como unidade suplementar ao kW.

Como é calculado o kW?

O kiloWatt é uma função do binário e das rotações por minuto (RPM) e é calculado da seguinte forma: Potência (kW) = binário (Nm) x velocidade (rotações por minuto, ou RPM) / 9,5488.

O cálculo é, de facto, o mesmo para a potência: Potência (HP) = binário (lb-ft) x velocidade (RPM) / 5,252.

No entanto, para converter kW publicado em HP: Potência = 1 kW x 1,34. Assim, um motor que produz 12 kW de potência equivale a 16,1 CV.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments