QJ Motor com planos para reinventar o motor ‘Supermono’?
Planos da QJ Motor, que parecem oficiais e recentes, vazaram na web, mostrando um motor monocilíndrico com tecnologia inspirada na usada pela Ducati na sua Supermono dos anos 90.
A QJ Motor registou uma patente para um motor aparentemente com arquitetura V-twin, mas com um único cilindro produtivo. O outro cilindro e o seu pistão possuem funções de balanceamento para neutralizar as vibrações usuais dos motores monocilíndricos, e funcionam exclusivamente como contrapeso. Estes planos foram divulgados por vários meios de comunicação e foi o muito sério Cycle World que começou por divulgar a notícia.
A ideia de converter um V-twin num único cilindro não é nova. A Ducati criou o seu famoso Supermono de competição em 1993, eliminando o cilindro traseiro do seu motor Desmoquattro V-twin, mas mantendo o virabrequim de dois cilindros e até mesmo a biela traseira. Isto estava ligado a um sistema oscilante que replicava a massa do pistão traseiro inexistente, o que proporcionava ao motor o equilíbrio necessário ao assumir a velocidade mais elevada esperada apesar do seu design monocilíndrico.
Agora a QJ Motor está a estudar essa ideia original registando pedidos de patente para um motor com um segundo cilindro inativo e com o pistão montado a 90 graus em relação ao cilindro principal.
Um ‘falso’ cilindro duplo
O motor da QJ Motor não é apenas um V-twin do qual foi removida a cabeça do cilindro traseiro. O cilindro traseiro tem um diâmetro muito menor que o principal e produtivo. O seu pistão tem a função exclusiva de balanceamento, como demonstra o grande furo feito na sua cabeça, que evita a compressão do ar interno. O cilindro em si é cego e feito em peça única, permitindo que o motor seja hermético.
Os benefícios do motor QJ Motor seriam os mesmos da Ducati Supermono, sendo balanceado como se fosse um bicilíndrico a 90 graus, mas sem precisar de eixos de equilíbrio e outros contrapesos para esse efeito. Segundo a patente, o motor inédito seria destinado a motos, mas não esclarece nem a sua cilindrada nem o tipo de moto a que seria destinado.
Isto mostra que a indústria chinesa já não se dedica apenas a copiar as soluções mais convencionais e, pelo menos, que o departamento de I&D da QJ Motor está a expandir os seus horizontes.
0 comments