10 mandamentos da era pós Covid-19

By on 25 Maio, 2020

Todos já entramos numa nova normalidade, na qual devemos seguir toda uma série de novas regras na nossa vida quotidiana. Aqui deixamos os 10 mandamentos desta nova era pós-Covid-19, para que possam desfrutar de uma condução segura e eficiente, não pondo em risco a vossa saúde!

Aqui ficam então os nossos conselhos para esta nova era pós-Covid-19, onde juntamente com as coisas usuais, todos devemos adicionar novos hábitos:

1. Ver as pressões

Ao contrário do que muitos pensam, os pneus sofrem mais quando a moto não é utilizada. O andamento e a temperatura ajustam os pneus ao aro. Mas se pelo contrário, a moto ficar parada semanas a fio, é possível que haja vazamentos ou até deformação na carcassa do pneus. Logo, deve ver as pressões com um medidor de pressão fiável.

2. Limpeza = Segurança

Se a sua moto estiver na garagem, estará mais limpa do que se circular diariamente, mas não estará totalmente limpa. É necessário observar todas as superfícies vidradas, especialmente as óticas e piscas, porque será normal que ai se acumulem poeiras facilmente. E não esqueça: em conjunto com o sinal sonoro, as luzes são a nossa forma de comunicação para com os outros utentes da estrada.

3. Tome atenção à bateria

Se a moto estiver em boas condições, não deverá haver problemas para fazer o motor arrancar, mas isso não significa que a bateria esteja OK. Por isso, é importante medi-la, e se necessário, recarregá-la. No entanto, se a ignição der bem a partida e se for andar com a moto durante cerca de 20 minutos, a bateria ganhará carga naturalmente.

4. Observe os níveis

É uma boa ideia verificar os níveis, seja do óleo do motor, do líquido refrigerante e do líquido de travões. Se o óleo do motor ou a água precisarem de ser substituídos, use sempre os produtos certos.

5. Documentos em ordem

Após este intervalo, tem todos os documentos em ordem? Normalmente, o que logo nos vem à cabeça é o seguro, mas há muito mais, o IUC, a carta de condução, etc… não faz mal nenhum ‘perder’ 5 minutos do seu tempo e ver se tudo está OK, para não ter nenhuma surpresa desagradável logo no seu primeiro dia de regresso à estrada.

6. Viajar com menos serviços disponíveis

Lembre-se de que se for viajar para o interior no pós-confinamento, poderá encontrar postos de gasolina encerrados, e achar bares ou restaurantes abertos também pode não ser uma tarefa fácil. Por isso, tanto quanto possível, seja autónomo: leve na bagagem algumas bebidas e comida, e claro, não se esqueça do carregador do telemóvel, que em conjunto com o GPS são instrumentos de comunicação ainda mais valiosos por esta altura. nem que seja para descobrir a melhor rota a segui ou ser assistido em caso de avaria.

7. Precauções para viajar sozinho

Em princípio, neste período deve viajar sozinho, facto que torna mais aborrecida a viajem, podendo se dar o caso de chegar quase a adormecer numa longa tirada. Se tiver sono, pare, descanse e refresque-se – antes de tomar de novo a estrada.

8. Precauções para viajar acompanhado

Se tiver a necessidade de transportar ‘pendura’, lembre-se de que o seu companheiro (a) deve usar luvas, as luvas protegem quem as usa, mas não a impede de “contaminar” a sua moto. Peça-lhe que que toque apenas no essencial.

9. Limpar a moto após transportar alguém

Se transportou alguém, após deixá-lo no destino limpe as áreas em que essa pessoa possa ter tocado. NUNCA use amoníaco, água oxigenada ou lixívia! Pode usar produtos com álcool a 70%, gel – panos humedecidos também são uma boa solução. Para o assento, basta limpá-lo com um pano húmido com alguns dos produtos mencionados.

10. Mantenha a sua moto higienizada

As motos não podem ser protegidas para impedir que alguém as toque, a não ser que a cubra com uma capa sempre que a parar junto ao seu local de trabalho… o que, digamos, não será nada prático. Portanto, se a estacionar na rua ou noutro local público, não toque em nada sem luvas. Ao retornar à moto, repasse com um pano as peças mais tocadas com mais frequência e depois limpe bem as mãos com um desinfetante e lave-as. Lembre-se que, isso será importante não só para si, mas também para preservar a saúde da sua família ao chegar a casa.

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!