BMW – Rejuvenescida para 2021 a pequena traquina G 310 R

By on 22 Novembro, 2020

ONTEM FOI DIA DE ROADSTERS NA BMW, QUE PARA ALÉM DE REVELAR AS ATUALIZAÇÕES NA NAKED S 1000 R, DECIDIU AINDA MOSTRAR A EVOLUÇÃO DA PEQUENA G 310 R, ALGO QUE JÁ ERA ESPERADO HÁ VÁRIAS SEMANAS DEPOIS DO ANÚNCIO DA G 310 GS 2021.

Demorou cinco anos desde o lançamento da pequena roadster produzida pela TVS, que a BMW Motorrad decidiu evoluir como primeira moto de menos de 500 cm3. Isso é feito para esta safra de 2021 com alguns ajustes semelhantes aos realizados na variante trail.

O design da G 310 R também foi colocado em dia, principalmente no nível do novo farol totalmente LED. As linhas do depósito e das partes laterais também foram redesenhadas para reforçar o estilo desportivo da moto. Na parte cilística, a BMW mantém estritamente a mesma base.

A BMW G 310 R vem em três variantes com uma versão de base preta, uma opção branca com detalhes azuis e uma versão Sport cinza e branca com quadro vermelho e aros.

MOTOR

O coração da nova BMW G 310 R continua a ser o fiável motor monocilíndrico de 313cc refrigerado a líquido com quatro válvulas, duas árvores de cames suspensas e injecção electrónica de combustível. A inclinação do cilindro para trás e a cabeça do cilindro rodada em 180 graus com admissão à frente e escape à retaguarda continuam a ser as características de concepção. Com uma potência de 25 kW (34 CV) a 9 500 rpm e um binário máximo de 28 Nm a 7 500 rpm, o motor de um cilindro da nova BMW G 310 R é o parceiro ideal para o prazer dinâmico do Roadster, incluindo na actual homologação Euro 5.

Para utilização no novo BMW G 310 R, o motor foi equipado com a chamada “punho de acelerador electrónico” (controlador de acelerador electromotor) e oferece agora uma resposta de acelerador ainda mais sensível. O aumento automático da velocidade do acelerador ao arrancar também evita uma possível paragem repentina do motor.

A embraiagem anti-hopping também é nova. Reduz o binário de arranque do motor e proporciona um aumento significativo na segurança de condução – particularmente durante as manobras de travagem que envolvem mudanças de marcha em queda simultânea. Oferece também forças operacionais significativamente reduzidas na alavanca da embraiagem.

EQUIPAMENTO

Novos faróis LED e indicadores de mudança de direcção LED intermitentes – vendo e sendo vistos de forma óptima. Enquanto a BMW G 310 R já estava equipada com luzes de travagem em tecnologia LED, a nova BMW G 310 R tem agora um farol LED completo para uma visibilidade ainda melhor à noite e indicadores de mudança de direcção LED intermitentes para uma maior visibilidade no trânsito.

O novo farol LED assegura uma iluminação particularmente brilhante e homogénea da estrada. Os três faróis funcionam com feixe alto, feixe baixo e – dependendo do país – a luz de condução diurna pode ser convenientemente accionada utilizando os comandos do guiador esquerdo.

O que muda na nova BMW G 310 R:

– Motor de um cilindro de acordo com a homologação EU-5 com controlador de acelerador electromotivo e aumento automático da velocidade de marcha lenta sem carga.

– Embraiagem anti-hopping com auto-reboque.

– Novos faróis LED e indicadores de mudança de direcção LED intermitentes.

– Alavanca manual ajustável em quatro fases para travão e embraiagem.

– Tampas do motor para o alternador, embraiagem e bomba de refrigeração, bem como placa de apoio para os pés e pega traseira pintada em Titanium Grey Metallic.

– Desenho suavemente reimaginado com duas cores de base atractivas e a opção de estilo exclusivo “Sport” com acento vermelho.

Ficha Técnica

Motor: monocilindro, 4 tempos, arrefecimento líquido, 4 válvulas

Cilindrada: 313 cm3

Potência: 34 cv a 9.500 rpm

Binário: 28 Nm a 7.500 rpm

Alimentação: injeção eletrônica BMS-E2, acelerador eletrônico

Embraiagem: multidisco em banho de óleo

Caixa de velocidades: 6 marchas, embutidas no invólucro

Transmissão final: por corrrente

Quadro: perímetral em tubos de aço

Suspensão dianteira: forquilha invertida de 41 mm, curso de 140 mm

Suspensão traseira: braço oscilante de alumínio, amortecedor central, curso de 131 mm

Distância entre eixos: 1.374 mm

Travão dianteiro: disco único de 300mm, estribo radial de 4 pistões, ABS BMW Motorrad

Travão traseiro: disco único de 240mm, estribo flutuante de pistão único

Aro dianteiro: 3.0 x 17″

Aro traseiro: 4.0 x 17″

Pneu dianteiro: 110/70 R17

Pneu traseiro: 150/60 R 17

Comprimento: 2.005 mm

Largura: 849 mm

Altura do assento: 785 mm

Peso total: 158,5 kg

Depósito de combustível: 11 litros

Disponibilidade: n.d.

Cores: preto, branco/azul, Sport

Preço: n.d.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x