BMW C 400 X e GT EU-5 2021 – Mobilidade com tecnologia reforçada!

By on 25 Março, 2021

Ambos os modelos bávaros foram atualizados, homologando os técnicos da BMW o cilindro único para o padrão Euro 5, melhorando a tecnologia, o sistema de travagem e as características de condução. Falamos das novas C 400 X e GT.

Com a C 400 X em 2017, e a C 400 GT em 2018, a BMW apresentou pela primeira vez dois veículos premium para o segmento de scooters de médio porte. Desde então, a C 400 X tem sido uma das apostas mais fortes na mobilidade urbana, sobressaindo com as suas características dinâmicas de condução. A C 400 GT, destinada a voos mais alto como variante Gran Turismo e que permite um alcance mais longo e confortável, destaca-se em virtude das suas características de conforto. Para garantir que isto também se mantenha no futuro, a BMW atualizou estas duas scooters de médio porte e, além de algumas optimizações técnicas significativas, deu-lhes também novas cores e estilos.

Motor Euro 5 mais potente e com novo sistema de gestão

Tal como anteriormente, o motor monocilíndrico de eficiência comprovada com uma potência de 34 cv e um binário de 35 Nm serve como unidade de accionamento. A transmissão de potência é feita através de uma caixa de velocidades do tipo CVT (Continuously Variable Transmission) e de um braço oscilante de transmissão torsionalmente rígido com inovador rolamento de braço oscilante para uma vibração mínima e, portanto, o máximo conforto. Graças à atual homologação Euro 5, as C 400 X e C 400 GT podem continuar a ser as fiéis companheiras do dia-a-dia. 

Para corresponder à nova norma Europeia o motor foi equipado com o chamado “punho de acelerador electrónico” (gás E) e uma válvula de acelerador acionada electricamente, assim como um novo sistema de gestão do motor. Outras otimizações são uma matriz e revestimento modificados do conversor catalítico, um sensor de oxigénio de banda larga, modificações na cabeça do cilindro, um novo sensor na tampa do gerador, um feixe de cabos adaptado e um controlo modificado da velocidade de marcha lenta. O regulador da velocidade de marcha lenta na caixa de ar foi omitido e o controlo da velocidade lenta é agora efectuado através de um bypass de válvula de acelerador e um sistema de turbulência. Com estas alterações, o fabricante bávaro fala numa resposta ainda mais suave e sensível do acelerador, bem como uma maior estabilidade em marcha lenta. 

Para além do ‘gás E’ e da nova gestão do motor, as molas optimizadas para a embraiagem centrífuga também contribuem para aumentar a estabilidade de funcionamento do motor. A tolerância da força da mola foi limitada, a força da mola foi ligeiramente aumentada e a velocidade do motor foi ligeiramente aumentada à medida que a embraiagem se engata de novo. Devido às tolerâncias reduzidas, a propagação da velocidade ao desengatar a embraiagem é menor, e a abertura tardia da embraiagem que ocasionalmente sucedia no modelo anterior, já não ocorre.

Controlo automático da estabilidade (ASC)

No decurso da revisão técnica, as novas C 400 X e C 400 GT também receberam um ASC optimizado. Em vez da recalibração manual anterior – por exemplo, ao mudar pneus – o novo sistema tem agora uma calibração automática do raio. Além disso, o novo ASC foi concebido para valores de fricção significativamente mais baixos do que anteriormente. Em rolamento isto é perceptível numa resposta mais sensível e num conforto de regulação significativamente aumentado – especialmente em superfícies molhadas e escorregadias. A desativação do ASC deixa de ser necessária.

Até agora, os dois veículos foram homologados para o mercado chinês para uma velocidade de 129 km/h. Os requisitos legais na China mudaram e por isso tornou-se agora possível homologar a velocidade máxima total de 139 km/h para aquele país como nos outros mercados.

Novas pinças de travão dianteiras, compartimento com iluminação optimizada e tomada USB

O sistema de travagem foi outro aspeto revisto. Graças às novas pinças de travão, o sistema de travagem de disco duplo à frente oferece agora um ponto de pressão mais estável e claramente definido, bem como um melhor comportamento de recuo dos pistões de travão. Isto é acompanhado por diferentes cursos de alavanca alinhados para o travão traseiro à esquerda e o travão dianteiro à direita, contribuindo para uma sensação de travagem simétrica.

A iluminação optimizada do compartimento de armazenamento (volume 31 l, 45 l com Flexcase) sob o banco melhora significativamente o conforto. A iluminação agora já não vem de lado, mas de cima para uma iluminação ainda melhor. Para além da tomada de bordo de 12 volts, o porta-luvas direito está agora equipado com uma tomada de carregamento USB.

Duas novas cores atractivas cada uma, bem como as variantes de estilo “Sport” (C 400 X) e “Triple Black” (C 400 GT).

Tal como antes, o novo C 400 X e C 400 GT também apresentam a linguagem de design inconfundível da BMW. O aspecto moderno e orientado para o futuro, reflete perfeitamente a filosofia de design, por exemplo, algo distinta das linhas angulares e conservadoras das irmãs maiores C 650 Sport e C 650 GT.  

Existem três variantes de cores para os dois modelos. A C 400 X surge em pintura de base Blackstorm, cinzento granito Cinzento e no estilo desportivo Blackstorm Racing Blue mate. A C 400 GT surge nas tonalidades branco alpino ou nos tons metalizados Kallisto Grey Blackstorm com fitas foscas.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

  • Potente tracção de um cilindro de acordo com a homologação UE-5 com E-gás, nova gestão do motor e embraiagem centrífuga optimizada.
  • Comportamento optimizado em marcha lenta.
  • Controlo automático da estabilidade (ASC) com calibração automática do raio e maior qualidade de regulação.
  • Sistema de travagem com novas pinças de travão dianteiras, ponto de pressão claramente definido e curso da alavanca ajustada dos travões dianteiros e traseiros.
  • Compartimento de armazenamento do banco com iluminação optimizada e tomada de carga USB no compartimento de armazenamento direito frontal.
  • Duas novas cores atractivas cada, bem como as variantes de estilo “Sport” (C 400 X) e “Triple Black” (C 400 GT).
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x