A BMW F 900 XR é uma das referências quando o tema são as trails de vocação mais asfáltica, na média/alta cilindrada, mas se a ideia é transformá-la numa autêntica “tomba-gigantes” no que a desempenho desportivo diz respeito e torná-la mais competente nas viagens mais longas, nada melhor que recorrer à ampla gama de acessórios e componentes que a Wunderlich tem para ela.
POR LUIS MORALES • FOTOS LUÍS LURBA / WUNDERLICH
Muita gente sente-se atraida pelas linhas agressivas da F 900 XR, assim como pelo seu carácter prático e desempenho.Nas medidas certas, o seu bicilindrico de 895 cc e 105 cv de potência – para um peso de 219 kg com depósito cheio – tem argumentos mais que suficientes para ser considerada como uma poderosa arma. Mas em alguns aspectos pode ser melhorada, especialmente no que a ergonomia e (sobretudo) eficácia das suspensóes em condução desportiva, diz respeito. São estes campos onde a Wunderlich mais tem trabalhado, com o especialista de Grafschaft-Rigen empenhado em melhorar ainda mais os componentes que garantem melhor conforto, ergonomia, desempenho e, porque não, estética. Neste sentido, submetemos a um rigoroso teste esta F 900 XR equipada com alguns componentes do extenso catálogo alemão, desenvolvidos em específico para as motos de Munique e em particular, as melhores opções da Wunderlich para a mais pequena da saga XR, no que diz respeito a ergonomia, conforto, capacidade de carga, proteção e desempenho. O aspecto que, por ventura, seja menos visível mas que, com grande probabilidade pode ser o mais importante, o conjunto de suspensões preparadas pelos especialistas e afinados de acordo com as preferências e necessidades de cada utilizador, pelos técnicos da Wunderlich Suspension.

AFINADA NA PISTA
A sede central da Wunderlich fica situada a poucos quilómetros do lendário Nordschleife, o revirado e “infernal” circuito Nürburgring, pelo que não há melhor traçado para testar os seus próprios componentes. Nos pontos rápidos, nos quais a suspensão original daria de si, com ressaltos descontrolados no que ao nível dos hidráulicos diz respeito, é onde se nota mais diferença no conjunto de suspensões que tinhamos instalado nesta F 900 XR. No entanto, não tivemos a sorte de rodar no “Inferno Verde” com ela, mas podemos deixar alguns leitores ruídos de inveja (boa claro) se dissermos que tivemos a honra de testar de forma exaustiva esta bela máquina pelos Pirineus aragoneses, a zona mais montanhosa do Norte de Espanha. Uma sucessão de picos que são um autentico paraíso para os motociclistas através da Espanha, França e Andorra.

As bainhas da forquilha, com válvulas especificamente afinadas pelos especialistas, com molas especiais de primeira qualidade, mostraram-se muito mais consistentes que o material que traz a forquilha de série e a regula..o muito mais simples, mais sensível e com menos “cliques” em cada sentido. A fase de compressão da forquilha nas travagens, transmite maior estabilidade nesta fase crítica, assim como um aprumo uma vez inclinada a moto, que não nos lembramos de ter na versão original. O tacto muito suave, sensível e o feedback que transmite . muito concreto, principalmente nas zonas mais reviradas. Por outro lado, o amortecedor traseiro, também meticulosamente afinado, mostra uma sensibilidade extraordinária nas estradas com mais ressaltos, mas, sobretudo, quando aceleramos forte em plena inclinação. A surpresa é que a parte traseira da XR mostra-se sempre estável nessas situações, por muito degradado que o asfalto esteja, dispensando um trabalho mais intrusivo do controlo de tração e permitindo-nos colocar mais binário no solo. Além de maior segurança, despendemos de menos esforço nas estradas mais reviradas. Ao optar pelos componentes da Wunderlich Suspension temos acesso a afinações mais personalizadas, onde se incluem molas e ajustes internos especialmente adaptados às preferências de cada utilizador. Ninguém sabe até onde pode chegar uma moto se não a testar com suspensões feitas à medida… . outro nível! Muito mais do que se pode imaginar antes de as testar.
MAIOR CONFORTO

A ergonomia é outro ponto forte da preparação feita pela Wunderlich nesta F 900 XR. O triângulo ergonómico, formado pelos três pontos sobre o qual apoiamos o peso do corpo na moto (guiador, assento e pousa-pés) pode adaptar-se à morfologia de cada utilizador mediante apoios que elevam ou estiram (ou ambas as coisas) o guiador até ao corpo do condutor. O assento original da XR, plano e com pouca esponja, não é o mais confortável da marca bávara, pelo que o substituiram por outro da linha AKTIVKOMFORT, indicado inclusivamente para aqueles utilizadores que gostam de fazer longas tiradas num sá dia, passando horas e horas aos comandos da moto. A esponja visco-elástica, com diferentes níveis de densidade, faz com que não hajam pontos de pressão incómodos. As vantagens são uma forma mais ergonómica, uma superfície anti-derrapante e faz com que o passageiro não escorregue para a frente nas travagens mais fortes. Além do mais, pode ser ajustado em três alturas (base, mais baixo ou mais alto), assim como numa versão que dá ainda mais atenção ao passageiro, numa variante apelidada de Queens Edition, com altura base ou mais alto. A ergonomia também estava refor.ada, mediante pousa-pés ajustáveis, que podem instalar-se com diferentes alturas e afinações, para que ninguém sinta posições incómodas nos joelhos, ancas ou pulsos, que podem ser extensíveis aos passageiros. O kit de conversão da traseira faz com que esta zona se torne mais esbelta e compacta, por forma a acentuar o carácter desportivo do conjunto. Por outro lado, as proteções do motor, eixos das rodas ou pinças de travão, entre outros componentes, conseguem fazer com que em caso de queda não se converta numa dispendiosa catástrofe. Algo para o qual contribuem de igual forma as manetes ajustáveis e rebatíveis. Há outros pormenores que podem passar desapercebidos, como a extensão do pedal de travão ajustável, ou a espectacular eficiência dos LED auxiliares de nevoeiro. Temos ainda espaçadores para retrovisores ou o ecrã para a instrumentação, o TFT, uma pega rebatível para ajudar a colocar mais facilmente a moto no descanso central, especialmente quando levamos malas carregadas. Por falar em carga, esta recreativa desportiva F 900 XR estava equipada com um versátil saco de depósito ELEPHANT.
Mas há mais, a extensão do guarda-lamas traseiro, as proteções de mãos ERGO e o ecrã desportivo que permite acentuar o estilo desportivo da XR, ao mesmo tempo que aumenta de forma considerável a proteção aerodinâmica a altas velocidades. Dentro do catálogo logo podemos encontrar numerosas referências para dar vida . tornando a nossa moto ideal, tendo como ponto de partida o modelo base. O aspecto mais fundamental é compreender que muitos componentes oferecem oportunidades específicas de optimizar a ergonomia, proteção ou capacidade de carga. No entanto, se tivesse que destacar o que marca a diferença mais significativa em relação à XR de série, é sem duvida alguma a suspensão. Os componentes Wunderlich transformam, literalmente, uma moto de série em algo de muito distinto. Seja para utilização diria, melhorar o conforto para viajar ou aumentar significativamente a eficácia e segurança em condução desportiva, o trabalho dos técnicos da Wunderlich Suspension faz com que pareçaa que temos uma moto diferente, tanto em segurançaa como em conforto e eficácia. Um conjunto de ajustes que deixa a F 900 XR como se tivesse sido desenhada de raiz para as nossas características e gosto pessoal… como se fossem uns sapatos feitos à nossa medida!

CONCLUSÕES FINAIS
A F 900 XR é um modelo relativamente acessível, que oferece um bom equilíbrio entre carácter desportivo e versatilidade. No entanto, mediante os componentes que podemos encontrar na Wunderlich, podemos conseguir resultados ainda melhores. Podemos eleger os acessórios específicos que necessitamos ou ir mais além e transformar por completo a nossa moto de uma ponta à outra. Voltamos a enaltecer o trabalho da suspensão, especificamente ajustada ao utilizador. A melhoria na tração e sensibilidade em comparação com a versão base, realmente impressionante. A ergonomia é outro dos seus pontos fortes. Entre os pousa-pés personalizados, o assento mais confortável e o reposicionamento do guiador, a F 900 XR encaixa-te como uma “luva”. O aumento de proteção também é crucial, as barras de proteção do motor permitem proteger a moto de cima a baixo e reduzem o risco de danos em caso de queda sem penalizar esteticamente o conjunto.
FICHA TÉCNICA
BMW F 900 XR by WUNDERLICH
Motor: 2 cilindros em linha DOHC, 4 válvulas, Refrig. líquida
Cilindrada: 895 cc
Potência: 105 cv às 8500 rpm
Binário: 92 Nm às 6500 rpm
Limitável a A2: Sim
Caixa: 6 velocidades
Vel. Máxima: +200 km/h
Quadro: Alumínio com motor portante
Suspensão dianteira: Forquilha invertida Wilbers Zero Friction ajustável. Ajuste ESA.
Curso170 mm
Suspensão traseira: Amortecedor ajustável Wilbers. Ajuste ESA. Curso 172 mm
Travão dianteiro: 2 discos de 320 mm, pinças de 4 pistões, ABS
Travão traseiro: Disco de 265 mm, pinça de 2 pistões, ABS
Pneu dianteiro: 120/70 ZR17
Pneu traseiro: 180/55 ZR17
Distância entre eixos: 1.521 mm
Altura assento: 825 mm
Peso declarado: 219 kg (seco)
Depósito: 15,5 litros
Consumo: 4,2 l/100 km
PVP: desde 12.661 €