BMW R 12 S, uma nova cruiser ou a substituta da R nineT?

By on 2 Dezembro, 2022

O nome R 12 S acabou de ser registado na Alemanha pela BMW, mas ainda não se sabe a que se refere a nova sigla da marca bávara. Pode ser de uma  R 18 mais pequena, ou a substituta da R nineT?

Passaram dois anos desde que a BMW entrou oficialmente no segmento das ‘big cruiser’ com o lançamento da R 18, uma cruiser retro movida pelo majestoso Big Boxer de 1.802 cc. Mas assim que a primeira Edição foi comercializada, logo surgiu o boato de uma versão de menor cilindrada. Na altura, o CEO da marca – Markus Schramm – chegou a admitir por meias palavras que uma cilindrada menor seria uma evolução lógica.

Na última primavera, o fabricante de Munique registou o nome R 12 nos Estados Unidos, Japão, Alemanha, Austrália e depois nos vários escritórios de propriedade intelectual da União Europeia. E como se isso não bastasse, a marca bávara acaba de o fazer também na Alemanha. Se este novo nome confirma o futuro da cilindrada nesta gama, também levanta algumas questões sobre a própria natureza da sigla R 12 S.

Originalmente, este nome deixava poucas dúvidas quanto ao fato de que seria um cruiser equipada com um Boxer 1200 que seria o descendente do R1200C, ou seja, com os 1.254cc da R 1250 ou mesmo com os 1.170cc da R nineT.

A partir de então, várias hipóteses nasceram. A primeira, mais óbvia, é que será simplesmente uma R 12 mais bem equipada para um visual mais desportivo. Já para outros, o nome R 12 seria sobretudo o da moto que substituiria a R nineT e, portanto, não uma versão reduzida da R 18. Surgida em 2013, a roadster retro chegou para comemorar os 90 anos da marca. Veremos então, se este nome se refere a uma versão menor da R 18, ou da sucessora da R nineT.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments