BMW R 1300 GS chega em 2023 com outras duas variantes

By on 17 Maio, 2022

Em 2023 muda tudo na maior das Gelände Strasse (terra e estrada) R 1250 GS, ou quase tudo. Para o próximo ano a novidade deverá ser a R 1300 GS, acompanhada por duas variantes, a ‘Adventure’  R 1400 GS e a ‘asfáltica’ M 1300 GS.

Depois de há algum tempo ter sido ‘apanhado’ em testes um protótipo da nova maxi-trail da BMW, embora bem camuflado e que publicamos prontamente, agora  novos rumores vindos da Alemanha parecem confirmar que em 2023 haverá três novidades.

Foi em 2013 a última vez que a BMW mudou completamente o seu motor boxer com a chegada da refrigeração líquida. Passados cinco anos (2018) surgiu a variante com distribuição Shift Cam e, seguindo a tradição, 10 anos depois chega a próxima mudança importante.

Nas primeiras fotos-espia do protótipo já era visível um novo motor, possivelmente já com refrigeração líquida “total”. Os cilindros foram cobertos com pano, para evitar olhares indiscretos, e montados dois radiadores, o que também confirmaria maior potência. Tudo aponta para um novo motor, também boxer e com duas árvores de cames à cabeça, mas com maior performance e mais leve. O peso é a questão mais pertinente da BMW nestas motos, já que a GS já “ganhou peso” nas suas duas mudanças anteriores. As suas rivais são mais leves, como é o caso da Ducati Multistrada V4 que consegue ser 6 kg mais leve e ser ainda 35 cv mais potente.

O quadro empregue no protótipo é do tipo tubular e parecido com o atual… mas não é o real! Se olharmos de perto para as fotos, as partes brancas estão presas com braçadeiras e o quadro verdadeiro está escondido da vista. Boa camuflagem sem dúvida. No entanto, atrás deverá permanecer o monobraço oscilante com cardan ( Paralever). Na frente, é difícil ver se a suspensão Telelever é mantida ou a BMW faz uma mudança e adopta uma forquilha convencional, mas parece-nos que se vai manter o Telelever. Também não faltará certamente  o radar frontal para controle de cruzeiro que as versões 2022 já possuem.

BMW R 1400 GS e M 1300 GS

A chegada de novos modelos que acompanham a tão esperada R 1300 GS, é talvez o aspeto mais relevante da nova safra. De acordo com os rumores vindos da Alemanha, a BMW R 1300 GS 2023 será a maxi-trail ‘normal’, tal como a conhecemos até agora. A versão com um depósito de maior capacidade será a BMW R 1400 GS, a nova pura ‘Adventure’ da marca. Haverá ainda uma outra variante, a BMW M 1300 GS, uma versão mais robusta e mais leve que a Adventure, possivelmente a versão mais asfáltica das três de acordo com as informações que temos. Veremos.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments