Com o equipamento de umas verdadeiras Turismo e o motor ‘Big Boxer’ de 1.802 cm3, as novas propostas da casa bávara estão prontas para enfrentar as auto-estradas e estradas de todo o mundo – apesar do inequívo ataque ao mercado das terras do Tio Sam.
Por Ricardo Ferreira
Com a nova R 18 Transcontinental, a BMW está a adicionar uma moto de Grande Turismo à sua gama de cruisers, bem como a R 18 B “Bagger”, uma tipologia especialmente popular nos EUA. Tal como acontece com os modelos R 18 anteriores, a nova R 18 Transcontinental e a R 18 B, combinam o poder emocionante do “Big Boxer” com um conceito de ciclística clássico – baseado em modelos históricos – equipamentos exclusivos e um design elegante.

Isso torna a R 18 Transcontinental ideal para viagens e passeios de longa distância no estilo americano de pilotagem – tanto para rodar a solo como com passageiro(a) e bagagem. A R 18 B, por outro lado, foi projetada como uma “máquina do condutor”, proporcionando um prazer de condução emocional, ideal para passeios e viagens aprazíveis a desfrutar de tudo à nossa volta.
O que muda na Transcontinental e na Bagger

As características especiais da nova R 18 Transcontinental incluem a carenagem frontal alta com proteção contra o vento e abas laterais. No cockpit encontramos quatro instrumentos redondos analógicos e display colorido TFT de 10,25 polegadas. Existe ainda o farol adicional, o sistema de som Marshall, as barras de proteção do motor, malas, top case, aquecimento dos bancos, acabamento cromado e motor em prata metalizado.

Pelo seu lado, a nova R 18 B dispensa a mala superior e, no estilo de uma “bagger”, oferece um pára-brisas baixo, um assento mais fino e um motor metálico preto fosco, entre outras coisas.
O coração das novas R 18 Transcontinental e R 18 B é o motor boxer de 2 cilindros, o “Big Boxer”, que tem um desenvolvimento completamente novo para os modelos R 18. Não apenas na sua aparência impressionante, mas também nas suas especificações técnicas que mostram mais vínculos com os motores boxer refrigerados a ar tradicionais, que proporcionaram experiências de pilotagem há mais de sete décadas, desde que a BMW começou a fabricar motos em 1923.

O mais potente motor plano de 2 cilindros já construído na produção em série, possui uma cilindrada de 1.802 cc e gera uma potência de 91 cv às 4 750 rpm. Na faixa de 2.000 a 4.000 rpm, oferece mais de 150 Nm de torque em todos os momentos, bem como força de tração elementar e uma sonoridade ímpar. O ‘Big Boxer’ está acoplado na R 18 Transcontinental e R 18 B sobre uma estrutura de tubo de aço de alça dupla feita de aço com uma espinha dorsal de peças moldadas em chapa de metal.
O seu design perpetua a tradição de longa data da BMW neste tipo de quadro. A qualidade de fabricação particularmente elevada, e a atenção aos detalhes também são evidentes em pormenores quase imperceptíveis, como as juntas soldadas entre os tubos de aço e as peças fundidas ou forjadas. Como na lendária BMW R 5, o braço oscilante traseiro, que é fabricado com um design semelhante, envolve a transmissão do eixo traseiro no mesmo estilo, usando conexões aparafusadas.

Os elementos de suspensão da nova R 18 Transcontinental e R 18 B dispensam deliberadamente qualquer opção de ajuste que o condutor tenha de fazer. Nelas a forquilha telescópica e o braço oscilante montado no braço de suspensão com amortecimento dependente do curso e pré-carga da mola ajustável automaticamente, garantem um controle superior das rodas fundidas em liga leve e um conforto de suspensão responsivo.
A fim de obter a melhor resposta de condução possível, mesmo ao andar com passageiro(a) e totalmente carregada, o amortecedor da suspensão traseira apresenta amortecimento dependente do curso e compensação automática de carga. O diâmetro do tubo da forquilha é de 49 mm, o curso da suspensão é de 120 mm à frente e atrás.

As novas R 18 Transcontinental e R 18 B são desacelerados por um travão de disco duplo na dianteira e um travão de disco único na traseira, em conjunto com pinças fixas de quatro pistão e o BMW Motorrad Full Integral ABS.
Cruise Control Dinâmico (DCC) de série

O controle de cruzeiro ativo (ACC) com controle de distância integrado serve para um passeio descontraído e vem de fábrica. A R 18 Transcontinental e a R 18 B também há vêm munidas de série com o piloto automático DCC (Dynamic Cruise Control). O DCC regula automaticamente a velocidade de pilotagem definida pelo piloto. Dinâmico significa que a velocidade pré-selecionada é mantida constante, mesmo durante a descida. O Active Cruise Control (ACC) permite deslizar descontraidamente com controlo de distância – sem que o motociclista tenha de ajustar a velocidade ao veículo da frente. Com o auxílio de sensores de radar integrados na carenagem dianteira, a moto é acelerada automaticamente para ajustar a velocidade, sendo o novo sistema de travagem integral aplicado para fins de desaceleração, dependendo da situação da estrada. O ACC também garante curvas particularmente seguras. Quando necessário, o sistema de controle de curva reduz automaticamente a velocidade.
Ergonomia coerente

Ambos os modelos apresentam uma posição de condução casual, chamada de “apoio para os pés no meio”, totalmente de acordo com a filosofia da BMW. Esta posição clássica atrás dos cilindros não é apenas típica da BMW, mas também permite uma posição de pilotagem relaxada e ativa para o melhor controle possível da moto. No caso da R 18 Transcontinental esta vem equipada com um assento especialmente confortável e aquecimento de assento como padrão para garantir o conforto de condução em longas distâncias, mesmo em operação para duas pessoas. A R 18 B tem um banco de assento para duas pessoas um pouco mais fino. A nova R 18 Transcontinental vem equipada de série com estribos e a R 18 B com apoios para os pés mais largos e confortáveis do que na R 18.
As duas novas R 18 apresentam três modos de condução, bem como ASC e MSR como padrão para um alto grau de diversão e segurança de condução. Ajuda de marcha-atrás e Controle de partida em subida vêm como opção. A fim de atender às necessidades individuais dos clientes, as novas R 18 Transcontinental e R 18 B também apresentam os três modos de condução “Rain”, “Roll” e “Rock” como padrão, o que é incomum neste segmento. O equipamento padrão também inclui ASC (Controle Automático de Estabilidade), que garante um alto nível de segurança na condução.

Além disso, as novas R 18 Transcontinental e R 18 B são equipados com um controle de binário de arrasto do motor (MSR) como padrão.
Sistema de som Marshall

Com o sistema de som Marshall, a nova R 18 Transcontinental e a R 18 B oferecem uma experiência sonora intensa. Já de série, apresentam um sistema de som desenvolvido em colaboração com o fabricante britânico Marshall, apresentando alto-falantes de 2 vias integrados na parte frontal da carenagem. Grades de capa preta com letras Marshall brancas completam o visual clássico. Os sistemas de som Marshall Gold Series Stage 1 e Stage 2 são opcionalmente de fábrica para fornecer um prazer auditivo ainda mais intenso. Até 4 alto-falantes e 2 subwoofers com 280 watts de saída total fornecem qualidade de som incomparável e “boas vibrações”.

R 18 Transcontinental First Edition e R 18 B First Edition

Desde o momento do lançamento no mercado, as novas Transcontinental e Bagger estarão disponíveis mundialmente como versões exclusivas R 18 Transcontinental First Edition e R 18 B First Edition. Combinam o look R 18 com características exclusivas em pintura clássica preta com forro duplo branco. Outros destaques são as superfícies especialmente projetadas (Pacote Chrome), costuras de alta qualidade no assento e ao lettring First Edition.
Conclusão
Como era esperado, a BMW Motorrad está fortemente empenhada em puxar ainda mais para cima a sua gama de cruisers.
Fortemente voltadas para o mercado das mega cruisers das terras do Tio Sam (EUA), as novas R 18 B (bagger) e R 18 Transcontinental, trazem um novo dimensionamento a este segmento da BMW, com equipamento exclusivo e o enorme charme do gigante Boxer. Mas as duas novas versões também encontrarão certamente muito admiradores e compradores na Europa. Bem-vindas!
Destaques da BMW R 18 Transcontinental e R 18 B (bagger):
- Carenagem montada no guiador para excelente proteção contra vento e clima.
- Protetor contra o vento alto (R 18 Transcontinental).
- Protetor contra o vento baixo (R 18 B).
- Malas com acabamento em pintura na cor da carroceria (27 litros, com áudio 26,5 litros).
- Top case desacoplado de vibração em acabamento de pintura da cor da carroceria
(48 litros, com áudio de 47 litros, R 18 Transcontinental apenas). - Defletores de vento na cor da carroceria (apenas R 18 Transcontinental).
- Depósito de combustível de 24 litros.
- Cockpit com quatro instrumentos redondos analógicos e display colorido TFT de 10,25 polegadas.
- O maior motor boxer BMW de sempre, com uma capacidade de 1 802 cc.
- Saída de 67 kW (91 cv) a 4.750 rpm, torque máximo de 158 Nm a 3.000 rpm.
- Mais de 150 Nm disponíveis o tempo todo de 2.000 a 4.000 rpm
- Acionamento de eixo universal folheado a níquel brilhante e aberto com base no
modelo clássico. - A estrutura de aço em tubo de alça dupla elaboradamente fabricada com espinha dorsal de peças formadas em chapa fornece o pacote ideal.
- Braço oscilante traseiro com transmissão por eixo fechado em design de estrutura rígida.
- Garfo telescópico com mangas de garfo e amortecedor de mola cantilever com amortecimento dependente do curso, bem como compensação automática de carga garantem uma condução ideal em todas as condições.
- Ergonomia confortável para uma viagem descontraída e relaxante com o melhor controle possível da motocicleta.
- Travões de disco à frente e atrás e jantes de liga leve fundida.
- BMW Motorrad Full Integral ABS.
- Controle de cruzeiro dinâmico (DCC) como padrão.
- Controle de cruzeiro ativo (ACC) – controle de cruzeiro com controle de distância integrado para um passeio descontraído como uma opção de saída da fábrica.
- Tecnologia de iluminação LED de última geração, interpretada de forma clássica.
- Luz de viragem adaptável com módulo giratório para uma iluminação ainda melhor da estrada nas curvas como opção de saída da fábrica.
- Proteção do motor (apenas R18 Transcontinental)
- Aquecimento de assento de série (apenas R 18 Transcontinental).
- Punhos aquecidos de série.
- Interruptor basculante continuamente ajustável (em conexão com estribos;
padrão para R 18 Transcontinental). - Passeio sem chave para ativação conveniente de funções.
- Três modos de condução, bem como ASC e MSR como padrão.
- Assistência reversa para manobras convenientes e Controle de Partida em Subida para partidas fáceis em subidas como opção de saída da fábrica.
- Três atraentes cores: Além do preto e da opção metálica 719 Galaxy Dust, os novos R 18 B e R 18 Trancontinental também estão disponíveis em
Manhattan metálico mate. - O R 18 Transcontinental “Primeira Edição” e o R 18 B “Primeira Edição”: Visual exclusivo em pintura e cromo.
- Vasta gama de extras opcionais e acessórios originais BMW Motorrad, bem como uma coleção divertida de estilo e passeio.
- Equipamento “opcional 719” disponível como equipamento opcional exclusivo de alta qualidade e acessórios originais BMW Motorrad.