Cuidados a ter – A importância da pressão dos pneus

By on 19 Outubro, 2020

É VITAL PARA O DESEMPENHO DE UMA MOTO QUE OS PNEUS APRESENTEM A PRESSÃO ADEQUADA, QUE PODE VARIAR EM DIFERENTES ESTAÇÕES, COMO O INVERNO E VERÃO. 

O ponto de contato de um pneu é equivalente ao tamanho de um cartão de crédito e sob essa superfície, o pneu traseiro tem que ser capaz de transmitir toda a potência do motor e o pneu dianteiro toda a força do sistema de travagem. Por exemplo, uma pressão superior ao indicado é crítica, e o mesmo no sentido inverso.

O bom estado dos pneus da moto é essencial para realizar as funções de aderência, estabilidade e conforto de forma adequada, mas isso requer uma manutenção mínima que devemos controlar. Precisa considerar dois fatores muito importantes: pressão dos pneus e manutenção.

Pressão dos pneus

A coisa mais importante para o bom funcionamento da moto é a pressão dos pneus. Deve ser o item mais assiduamente revisto, pelo menos uma vez por semana. Ao contrário dos carros, que espalham o seu peso entre quatro pontos de suporte e uma forma plana, uma moto precisa de uma seção arredondada para poder girar. Ao inclinar a moto para fazer uma curva, estamos literalmente inclinados sobre o ar dos pneus. Se estes não tiverem a pressão certa, a moto revelará problemas de manuseamento e estabilidade.

Em primeiro lugar deve-se sempre seguir as instruções do fabricante. Normalmente, no manual da moto vem inscrita a pressão adequada dos pneus. Em segundo lugar, deve observar a pressão dos pneus com estes frios, fazê-lo com os pneus quentes pode gerar enganos até cerca de 30%.  

E lembre-se, é sempre melhor a pressão alta que baixa. No inverno deve aumentar a pressão dos pneus em 0,1 kg, pois, com mais pressão, mais temperatura e isso favorece o desempenho do pneu. O contrário, acontecerá no verão, que, devido a altas temperaturas o pneus tende a ‘inchar’ pelo que aconselhamos a reduzir a pressão em cerca de 0,1 kg, para que a temperatura ideal de trabalho do pneu não aumente excessivamente. No entanto, tente adaptar as pressões a cada circunstância, pois não é a mesma coisa viajar sozinho ou viajar acompanhado, com ou sem bagagem, ou estiver na estrada ou dentro de um circuito.

Aproveite então para verificar com regularidade as pressões. Pode fazê-lo num posto de combustível, mas para garantir maior precisão, é aconselhável checá-las com o seu próprio medidor de pressão, que sempre estará em melhores condições. Se preferir leve a sua moto a uma oficina especializada onde terá a garantia de encontrar medidores de pressão bem calibrados.

Manutenção dos pneus

Porém, há outro fator-chave tão importante quanto medir a pressão: a manutenção dos pneus. Caso vá parar a sua moto por um longo período de tempo, deve deixá-la no descanso central ou num cavalete, deixando os pneus com muita pressão para que o peso da moto não deforme o invólucro.

Por outro lado, ao reutilizar a moto após uma longa paragem, deve monitorizar bem a pressão dos pneus, pois eles geralmente perdem entre 0,1 e 0,2 kg se não forem usados durante três ou quatro meses. Tente nunca deixar a sua moto no descanso lateral e de preferência cobri-la com uma capa, pois embora o pneu esteja preparado para funcionar em condições muito exigentes, se vai passar uma longa temporada sem uso, é melhor protegê-lo de temperaturas extremas e da incidência direta do sol.

Outro conselho que damos é conduzir sempre com a tampa da válvula posta, pois mesmo que o pneu durante a marcha não perca ar, o efeito centrífugo da roda pode fazer com que, em casos extremos, a válvula entre e perca o ar instantaneamente. Além disso, nunca negligencie o uso das tampas das válvulas de enchimento, até porque são essenciais para que não entre sujidade na válvula provocando pequenos vazamentos do ar.

Lembre-se: a sua segurança depende de uns bons pneus, então não economize com os pneus! Procure o melhor preço, mas sempre com garantias adequadas, caso contrário não será uma economia, mas um risco. Uma simples queda de baixa velocidade vai custar-lhe mais do que você poupou na compra de uns pneus baratos, sem mencionar uma queda a grande velocidade…

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x