Cuidados a ter com a bateria durante o Inverno

By on 20 Dezembro, 2020

Um pouco de atenção ao sistema elétrico da moto pode evitar muitos problemas. Vamos então ver o que pode fazer para garantir que a bateria e o sistema de carregamento da sua moto vão-lhe permitir passar um Inverno livre de dissabores… elétricos.

O Inverno está a chegar – e as noites escuras e frias significam que os componente elétricos da moto vão ‘sofrer’ bastante mais. Os problemas vêm em várias frentes: as baterias normais funcionam menos bem quando o mercúrio despenca, o óleo frio do motor fica mais espesso e causa mais arrasto para o motor de partida, enquanto cargas elétricas adicionais (punhos aquecidos, luzes auxiliares de condução, etc.) exigem mais do sistema elétrico da moto.

BATERIA DE CHUMBO

As baterias de chumbo-ácido eram uma tecnologia maravilhosa há cem anos – e ainda fazem um ótimo trabalho hoje. Mas não são à prova de tudo, nem duram para sempre. Então, a primeira coisa a fazer é ter a certeza de que a sua bateria está em bom estado de funcionamento – e se tiver já alguns anos, preste ainda mais atenção.

Se for uma bateria convencional de chumbo-ácido ventilado, verifique os níveis do ácido, e cubra com água destilada, se necessário. Procure na parte inferior das células qualquer sedimento ou material descarnado – isso é uma má notícia, assim como qualquer distorção na caixa externa ou nas placas de chumbo visíveis. As baterias seladas não perdem nenhum fluido, então não há nada para verificar, mas ainda assim verifique se não há compartimentos inchados.

VERIFICAR A CARGA DA BATERIA

Adquira um multímetro barato se não o tiver e gaste algum tempo a aprender a usá-lo. Mesmo com um medidor básico, você pode olhar para a tensão na bateria sob várias cargas. Uma bateria de chumbo-ácido, totalmente carregada, deve mostrar cerca de 12,6 volts quando completamente desconectada da moto sem drenagem de alarmes, relógios, rastreadores etc.

Se ligar uma grande carga como um farol de halógeno de 60w (com o motor parado), a tensão cairá para cerca de 11,8 volts. Quando você pressionar a partida, os volts cairão novamente, mas se a sua bateria totalmente carregada cair muito – abaixo de cerca de 10 volts – ao girar o motor, então pode estar perto ou já no fim de vida.

Os cabos de bateria sujos ou corroídos reduzirão a tensão disponível para a partida e reduzirão a carga que vai para a bateria do motor em funcionamento – retire-os e dê-lhes uma boa limpeza com algum limpador de corrente, e uma escova de arame. Faça o mesmo com os terminais de bateria. Verifique se existem pontos brancos ou verdete, que indicam corrosão ou desgaste. Pode limpar os terminais com um pano embevecido em água quente, ou ir mais além com uma mistura de bicarbonato de sódio e água, como adiante explicamos.

LIMPEZA DOS TERMINAIS

Desconecte os grampos negativo e positivo da bateria. Você precisa desconectar a bateria antes de começar a limpeza. Para isso, desenrosque as porcas de cada terminal com uma chave inglesa. Em seguida, remova o grampo negativo (marcado por um “-“) primeiro e só depois remova o positivo (“+”).[3]

Prepare um agente de limpeza com água e bicarbonato de sódio. Misture 2 ou 3 colheres de sopa (de 30 a 45 ml) de bicarbonato de sódio e 1 colher de sopa (15 ml) de água destilada em uma vasilha pequena e mexa com uma colher até o pó dissolver completamente e os dois ingredientes formarem uma pasta viscosa. O bicarbonato de sódio neutraliza a corrosão do ácido da bateria, uma vez que é básico.

Aplique a pasta de bicarbonato de sódio aos conectores da bateria. Mergulhe uma escova de dente velha e um pano umedecido de leve na pasta de bicarbonato de sódio. Depois, esfregue nas partes corroídas ou sujas da bateria até notar a formação de bolhas e espuma, o que indica o início da reação. Por fim, espere de cinco a dez minutos.

No final, espalhe vaselina nos terminais limpos para evitar a corrosão. Enfie dois dedos em um pote de vaselina e passe uma camada fina nos terminais positivo e negativo, usando luvas de vinil. O produto evita que o problema torne a acontecer no futuro. Aperte de novo os terminais da bateria.

VANTAGENS DAS BATERIAS DE LÍTIO

O seu telemóvel, laptop, câmara digital usam baterias de lítio – e a tecnologia está bem estabelecida para poder usar baterias de lítio também na sua moto. A principal vantagem é que estas bateria são muito mais leves – o lítio é um elemento muito mais leve do que o chumbo. E também são mais fiáveis ao longo do tempo do que as bateria de chumbo-ácido. Deixada por conta própria, uma bateria de chumbo auto-descarrega mais rapidamente, e eventualmente morrerá completamente. Baterias de lítio de boa qualidade podem ficar sem danos por muito mais tempo. E também mantêm os seus níveis de carga durante mais tempo.

Uma grande parte dos cuidados com a bateria é mantê-la sempre com carga. Um carregador inteligente geralmente durará décadas. Um carregador inteligente usa um microprocessador ‘cérebro’ para gerenciar o processo de carregamento, certificando-se de que a bateria está sempre em condições de pico. As luzes do carregador mostram se a bateria está a falhar, e se ganhar o hábito de verificar a carga da bateria pelo menos uma vez por semana ou após cada viagem mais longa, vai conseguir evitar muitas falhas elétricas.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments