Dicas para andar de moto no inverno

By on 8 Outubro, 2020

QUAL O EQUIPAMENTO QUE DEVO ESCOLHER? COMO PREPARO A MOTO? ESTAS E OUTRAS PERGUNTAS SÃO MUITAS VEZES COLOCADAS PELOS NOVOS MOTOCICLISTAS, MUITAS VEZES NO ATO DE COMPRA DA MOTO. NESTE ARTIGO, FORNECEMOS ALGUMAS DICAS PARA ANDAR DE MOTO NO INVERNO SEM SURPRESAS DESAGRADÁVEIS.

Para muitos, o uso de veículos motorizados de duas rodas continua a ser uma atividade sazonal. Isso é evidente desde os primeiros dias ensolarados da primavera, quando muitos utilizadores de motos e scooters começam a marcar pontos de encontro, ou vice-versa durante o outono, quando as duas rodas gradualmente vão se vendo cada vez menos na estrada, à medida que o vento e a chuva se intensificam.

E podemos entender isto, apesar de nos custar, porque sempre andámos de moto o ano inteiro. No entanto, também sabemos que andar de moto no inverno pode rapidamente se transformar num calvário, entre temperaturas em queda, deterioração das condições climáticas e dias cada vez mais curtos, elementos que não jogam propriamente a nosso favor.

No entanto, o inverno frio e rigoroso também é parte integrante do mundo das motos e basta nos lembramos de diversas concentrações invernais e do seu enorme sucesso para o perceber. Por exemplo, na Alemanha a “Concentração dos Elefantes” (Elefantentreffen), concentração muito antiga, muito dura (dão lenha para podermos fazer uma fogueira para nos aquecermos e palha para por debaixo da tenda), que começou há alguns longos anos atrás por um encontro de motos Zundapp!

EQUIPAMENTO

Porém, sem ir a esses extremos de frio e neve, é bem possível continuar a andar de moto sem ter que se preocupar muito com essas condições e tomando as precauções necessárias. Comece por pensar em bons equipamentos adaptados contra o frio, chuva e vento, tanto para si quanto para a sua moto. Agora existem excelentes subcamadas térmicas em equipamentos de motos. O importante é estar seco e, portanto, ter o equipamento impermeável, mas respirável.

MOTO

Além disso, se muitos têm o hábito de fazer uma revisão e manter as suas motos no início da primavera, é mais do que sábio realizar essa operação quando o tempo se deteriora. Nada pior do que uma bateria fraca e na altura em que se lhe exige um maior esforço. Uma atenção especial também deve ser dada aos pneus, pois durante o inverno a aderência é menor e por isso devemos estar mais vigilantes neste ponto: prefira pneus adequados e com bom rasto, em vez de pneus racing quase slick’s. E, claro, o aumento da temperatura dos pneus é mais demorado, e por isso não hesite em dar-lhes tempo para aquecerem.

O CLIMA

O clima desempenha um papel enorme no inverno, e é muito importante verificar antecipadamente as previsões meteorológicas durante a semana para não ser surpreendido , especialmente pela chuva, mas também por outros fenómenos derivados das baixas temperaturas, como a neve, gelo ou neblinas que lhe retiram grande parte da visão da estrada, sobretudo a alta altitude.

E como você reage quando apanha um aguaceiro inesperado, tantas vezes misturado com um vento gelado? Vai a pé para casa? Não necessariamente. A melhor maneira é proteger-se a si e à moto dessas condições. Além do mais, há o pavimento que se torna escorregadio, por isso pratique sem hesitar uma condução defensiva. Seja suave nos comandos da moto, dê mais distancia para o veículo à sua frente, aumente a sua distancia de travagem. Tudo isto o fará sentir mais seguro(a) aos comandos da moto.

Por fim, e como não é obrigação andar com mau tempo, excepto por razões profissionais (ou como forma de promover o distanciamento, evitando o uso de transportes públicos nesta era do Covid), tem todo o direito de deixar a sua moto na garagem nos piores dias do inverno, mas para garantir uma bom recomeço na primavera, certas precauções são necessárias, especialmente nas motos com mais anos.

8 Conselhos para manter a sua moto em forma no inverno

Bateria com carga

As baterias odeiam o frio e se a sua moto ‘dorme’ na rua, a energia necessária para ativar a ignição pode faltar numa manhã fria. Veja a sua carga.

Atenção aos líquidos

Verifique o nível do refrigerante e, se necessário, faça o suplemento com anticongelante.

Pneus adequados

No inverno precisa dos pneus na melhor condição, uma vez que a aderência ao piso se torna mais reduzida.

Iluminação

Ao volante, a visão é a vida. E no guiador, ainda mais, porque você não só deve ver, mas também ser visto. Então verifique a iluminação dos faróis, bem como as configurações e o alcance do feixe luminoso.

Travões

É conveniente dar uma atenção especial, os travões, como os pneus e a iluminação são a sua segurança. Depois de uma boa limpeza veja o estado das pastilhas e do(s) disco(s).

Parte elétrica

Passar um spray de silicone como medida preventiva pode economizar muitos problemas.

Transmissão

Se tem uma transmissão por veio de cardã será um homem feliz mas, caso contrário, não se esqueça de lubrificar a corrente.

Capa de moto

Se a sua moto fica por exemplo no quintal de sua casa, deve protege-la com uma capa protetora.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x