Suzuki tem em desenvolvimento um novo motor paralelo

By on 9 Outubro, 2021

A Suzuki está a desenvolver um novo motor de dois cilindros paralelos de 700 cc, para substituir os atuais V-Twin da SV650  e V-Strom 650.

A mais recente patente da Suzuki (Figura 1) sugere que o novo motor duplo paralelo de 700 cc destaca-se essencialmente na facilidade de manutenção. Nesse sentido, colocar a caixa de ar sob o assento do condutor (Figura 2) permitirá que o filtro de ar seja trocado sem retirar o tanque, reduzindo o custo de manutenção.

Outro motivo alegado para esta mudança pelos nossos colegas da BikesRepublic, relaciona-se com o uso generalizado entre os fabricantes dos motores do motor de dois cilindros paralelos,  já que a grande maioria das motos mais recentes adoptam esse tipo de configuração.

MAIS COMPACTO QUE O V-TWIN

O principal aspecto de um motor paralelo é que oferece uma alternativa compacta ao V-Twin que atualmente alimenta a SV650 e a V-Strom 650. Além disso, também é mais simples construir. Por outro lado, enquanto o motor paralelo convencional fornece um som de motor pouco inspirador, pode ser facilmente contrabalançado por uma cambota de 270 graus que ajuda a produzir um intervalo de disparo semelhante a um V-Twin de 90 graus.

A mesma abordagem está sendo aplicada atualmente na gama 660 da Aprilia, na gama F 900 da BMW e na gama Africa Twin da Honda. E há mais exemplos, se tivermos em conta os motores paralelos das Ninja 650, Z650, Versys 650 e Z650RS da Kawasaki, da MT-07, Tracer 7, Tenere 700 e na recente YZF-R7 da Yamaha.

No entanto, ainda não está claro quando a fábrica de Hamamatsu irá colocar o seu novo motor em fase de produção.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments