Duas estreias mundiais em Suzuka: Kawasaki EV 100% elétrica e HEV híbrida!

By on 8 Agosto, 2022

No dia 6 de agosto de 2022, houve uma grande surpresa no Circuito de Suzuka que antecedeu os primeiros treinos das famosas 8 Horas de Suzuka. A Kawasaki escolheu a ocasião, para revelar ao mundo e aos milhares de fãs presentes duas grandes novidades: a  sua moto 100% elétrica e o seu primeiro modelo híbrido.

 Como diz o antigo ditato, ‘o segredo é a alma do negócio’. E de acordo com o mesmo isto foi apenas uma demonstração da marca japonesa sem especificações, números ou outros pormenores do seu Projeto EV. Apenas imagens ao vivo, daquilo que o fabricante japonês reserva para o futuro elétrico… A partir daqui, cada um faz a sua própria interpretação.

O protótipo da EV/híbrido foi ‘descoberto’ pela publicação japonesa Autoby. Atualmente em desenvolvimento na fábrica de Akashi e já com quatro anos de trabalho no mesmo, apareceu pela primeira ao vivo e numa demonstração ao mundo em Suzuka. A estrutura do quadro é diferente da Ninja 250 e Z250 com motor a gasolina.

O protótipo inicial visto anteriormente no EICMA, agora denominado como EV, surgiu equipado com uma transmissão de 4 velocidades e travagem regenerativa manual. A julgar pelo fato da roda traseira ser acionada por corrente, parece altamente provável que a futura moto elétrica emprgue uma transmissão convencional. Certo, certo, é que parece um projeto feito com os pés assentes na terra, demorado, mas que pode vir a dar bons frutos no mercado.

A HEV híbrida

Outra estreia mundial vista em Suzuka foi um modelo híbrido que combina um motor a gasolina e um motor elétrico. O protótipo que foi revelado no ano passado ainda não tinha carenagem e o quadro estava despido, mas desta vez a carenagem está completa. O design da Kawasaki HEV parece muito inspirado na no estilo atual da Ninja 250, mas cada parte é ligeiramente diferente. Nas laterais do depósito existe uma asa, sendo esta a sua característica distintiva num primeiro olhar.

Outra diferença para o protótipo revelado no ano passado é sua distância entre eixos um pouco maior do que a moto da classe 250, na verdade parece mais ter as dimensões de uma  400-600cc em termos de comprimento. Um grande painel cobre as tampas, estando toda a estrutura do quadro completamente coberta.

Em termos motrizes, suspeita-se que adopte um sistema “híbrido forte” que pode funcionar com apenas uma bateria e um motor elétrico, mas a verdade é que quando se aciona o motor de combustão, a Kawasaki ‘híbrida’ emite uma sonoridade poderosa, para gláudio de milhares de motociclistas em todo o mundo. Existem dois tubos de escape visíveis abaixo, e parece provável que o motor seja um DOHC Twin (2 cilindros paralelos) do tipo Ninja.

A forma e o conceito do Projecto EV parecem definitivamente encontrados. Resta saber quando entra em produção a futura proposta da Kawasaki, mas talvez não demore muito para ser lançada. Aguardamos.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments