Um dia histórico para a Ducati: a primeira moto de motocross da marca, a Desmo450 MX , já saíu da linha de produção.
Rápida e fácil de conduzir tanto para profissionais como para amadores, a Desmo450 MX é a única moto da sua categoria com distribuição Desmodrómica e controlo de tração capaz de definir com precisão a derrapagem real da roda traseira. A Desmo450 MX chegará aos concessionários europeus a partir de junho de 2025.
No rescaldo do segundo pódio mundial conquistado por Jeremy Seewer no Grande Prémio de França, a primeira Desmo450 MX saiu da linha de produção. A celebração do evento contou com a presença de Tony Cairoli, que contribuiu com a sua inestimável experiência para o desenvolvimento da moto, e Alessandro Lupino, o piloto que conquistou a sua primeira vitória e o título nacional na sua estreia.

Desenvolvida e testada em corridas para ser potente, leve e fiável, a Desmo450 MX é capaz de amplificar as capacidades de condução do seu piloto, seja profissional ou amador, oferecendo a confiança que lhe permite ir ainda mais além dos seus limites. Uma moto que, graças à entrega de potência do seu motor Desmodrómico, chassis e eletrónica inovadora, é capaz de oferecer um elevado desempenho com um esforço físico reduzido.
A Desmo450 MX é o primeiro modelo de uma gama completa de motos off-road especializadas, concebidas para levar a empresa de Borgo Panigale a novos mundos, chegar a novos motociclistas e, consequentemente, fazer crescer a comunidade de Ducatistas.

“Olhámos à nossa volta, à procura das características únicas importantes da nossa cultura corporativa e encontrámos o que acredito que caracteriza a Ducati como talvez nenhuma outra empresa: a proximidade entre o mundo da competição e o das motos de produção”, diz o CEO Claudio Domenicali. “E descobrimos, ao mesmo tempo, que temos um recurso interno incrível na forma de muitos entusiastas off-road nos vários departamentos da empresa. Tudo isto nos permitiu apresentar a Desmo450 MX: uma moto fácil e de alta performance, tanto para amadores como para profissionais.”
O motor monocilíndrico Ducati de 449,6 cc com distribuição Desmodrómica é único no panorama off-road especializado, oferecendo a possibilidade de fazer um maior uso de cada relação de transmissão, nas partidas e entre as curvas, graças a uma entrega de potência particularmente favorável, que combina o binário a baixas e médias rotações com uma extensão de referência. A estrutura de alumínio leve foi concebida para ter o menor número possível de soldaduras, para o benefício da solidez total, leveza e rigidez da estrutura.

A Desmo450 MX também representa algo novo no segmento em termos de eletrónica: é a primeira moto de motocross do mundo equipada com um Controlo de Tração capaz de definir com precisão a derrapagem real da roda traseira e de identificar as fases de condução em que não deve entrar em funcionamento para não limitar o desempenho da moto.
O catálogo da Ducati Performance está repleto de propostas para aproximar qualquer Desmo450 MX das motos pilotadas no Campeonato do Mundo de MXGP por Jeremy Seewer e Mattia Guadagnini. As peças especiais criadas incluem componentes de fábrica maquinados a partir de blocos de alumínio sólido, como cubos de roda e mesas de direção, mas também um escape completo, ponteira Akrapovič em titânio e pinças de travão Brembo Racing. A lista de acessórios disponíveis será progressivamente alargada.
Finalmente, para completar a estética de fábrica, o catálogo da Ducati Performance oferece uma coleção técnica completa criada em colaboração com a Drudi Performance. A oferta consiste num conjunto de camisolas/calças/luvas/botas Alpinestars, capacete Arai, colete quebra vento, softshell e casaco de chuva.
A Desmo450 MX vai chegar aos concessionários europeus selecionados a partir de junho de 2025. A distribuição vai ser alargada à América do Norte em julho e, em seguida, ao resto do mundo.