A Ducati celebra o seu património histórico com o lançamento do perfil oficial de Instagram do Museu da Ducati (@museoducati), um espaço digital concebido para narrar a sua história e fazer sonhar as diversas gerações de entusiastas.
A data de 4 de julho de 2025 marca o 99º aniversário do nascimento do fabricante com base em Bolonha: quase um século de inovação, paixão e amor pela beleza que redefiniram o conceito de excelência sobre duas rodas. Decorria o dia 4 de julho de 1926 quando, no coração de uma Bolonha que vivia a ebulição científica das descobertas e do progresso tecnológico de Guglielmo Marconi, que Antonio Cavalieri Ducati, juntamente com seus filhos Adriano, Bruno e Marcello, fundaram a “Società Scientifica Radio Brevetti Ducati”. Uma empresa inicialmente especializada em tecnologias de radiocomunicações, destinada a evoluir ao longo do tempo para o que é atualmente: um ícone global das duas rodas, capaz de combinar inovação tecnológica, paixão e gosto pela beleza de uma forma única.

O ponto de viragem para a Ducati aconteceu no pós-guerra, com a produção, em 1946, do Cucciolo, um pequeno motor auxiliar aplicável nas bicicletas, marcando a entrada da marca no mundo das duas rodas. A partir desse momento, a empresa iniciou uma jornada de pesquisa, evolução e inovação contínua que a levou a estabelecer-se como uma das companhias mais prestigiadas do Made in Italy da atualidade, capaz de criar motos que são uma combinação mágica de tecnologia sofisticada e beleza sensual, na estrada e na pista.
Da Ducati 60, a primeira moto inteiramente produzida pela empresa de Borgo Panigale em 1949, à popular Scrambler de 1962, passando pelo nascimento da Monster em 1992 até à “revolução” estilística e técnica de motos como a 916 de 1994 e a multifacetada Multistrada de 2003, a história da Ducati é composta não só por modelos icónicos, mas também por protagonistas e conquistas desportivas memoráveis.

Entre eles, Fabio Taglioni, o engenheiro que adaptou a distribuição desmodrómica às primeiras motos de corrida, deixando uma solução técnica distintiva como legado que ainda caracteriza o ADN de competição e as propostas mais desportivas da marca. Tudo isto está entrelaçado com vitórias históricas, desde os primeiros sucessos em corridas de longa distância de meados da década de 1950, aos triunfos de Paul Smart e Bruno Spaggiari nas 200 Milhas de Imola em 1972, passando pelos muitos sucessos em Superbike na década de 1990 com pilotos lendários como Carl Fogarty e Troy Bayliss, até ao primeiro título de MotoGP conquistado por Casey Stoner em 2007: a história da Ducati está repleta de eventos importantes que a tornaram numa das marcas mais amadas e bem-sucedidas no cenário do motociclismo internacional. Uma tradição desportiva de excelência confirmada mesmo em anos mais recentes, com a Ducati a sagrar-se Campeã do Mundo de MotoGP por três anos consecutivos (2022, 2023 e 2024) e a consolidar a sua supremacia no Mundial de Superbike com 20 Títulos Mundiais de Construtores.
Quase um século depois dessa data histórica, a Ducati quer agora contar a sua história também no Instagram, com o nascimento do perfil oficial do Museu da Ducati (@museoducati). Um espaço digital concebido para preservar e partilhar o património histórico, de engenharia e desportivo da marca de Borgo Panigale com a comunidade global de entusiastas e com as novas gerações.
Além do Instagram, o Museu da Ducati também está presente no Facebook, onde há muito que partilha anedotas, imagens de arquivo e histórias relacionadas com o passado e o presente da marca. Uma história que também pode ser vivida na primeira pessoa: o Museu e a Fábrica da Ducati em Borgo Panigale estão abertos a visitas e recebem milhares de entusiastas de todo o mundo todos os anos. Uma oportunidade única para descobrir quase cem anos de inovação e paixão e observar de perto como as motos, que fazem sonhar os Ducatistas de todas as gerações, são criadas.