Subscreva a nossa Newsletter

Email Marketing by E-goi

Ducati Panigale V2 Bayliss 1st Championship 20th Anniversary

By on 22 Julho, 2021

Produzida numa série numerada, esta moto caracteriza-se pelo esquema gráfico comemorativo que remete para a Ducati 996 R do primeiro título no Mundial de Superbike ganho pelo piloto australiano em 2001.

O 21 tem sido um número mágico para a Ducati desde o momento em que Troy Bayliss o esculpiu na história do motociclismo com as suas vitórias. Precisamente em 2021, 20 anos após ter ganho o Campeonato do Mundo de Superbike em 2001, a Ducati presta homenagem à lendária carreira do piloto australiano, dedicando-lhe uma moto especial, produzida numa série numerada, que celebra o primeiro dos três títulos mundiais de SBK conquistados por Bayliss: a Ducati Panigale V2 Bayliss 1st Championship 20th Anniversary.

A ligação entre Bayliss e a Ducati Corse no Campeonato do Mundo de Superbike é uma das histórias mais fascinantes no universo do desporto motorizado. Os resultados desta bela aventura são 52 vitórias, 94 pódios e três títulos mundiais (2001, 2006 e 2008) ganhos com três motos diferentes: as bicilíndricas 996 R, 999 R e 1098 R. Troy Bayliss é o único piloto na história que foi capaz de vencer em MotoGP e no Mundial de Superbike na mesma temporada (2006) e os seus feitos em corrida gravaram de forma indelével o nome do australiano nos corações de todos os Ducatisti. Agora, a química vencedora entre a Ducati e “Baylisstic” reacende-se com a criação desta moto de comemorativa, cujo nome foi escolhido diretamente pelo piloto, que também contribuiu ativamente para a criação do conceito gráfico.

Feita a partir da base da Panigale V2, a versão “Bayliss 1st Championship 20th Anniversary” caracteriza-se pelo esquema de cores especial, cujo grafismo é inspirado no da 996 R que, na temporada de 2001, levou Troy Bayliss à conquista do seu primeiro título mundial, revisitando as suas cores e recortes. A principal cor da moto é o Ducati Red, que se junta ao verde e branco num tributo ao espírito italiano do fabricante de motos de Bolonha, enquanto o icónico número #21 de Troy Bayliss e o logótipo da Shell reforçam visualmente a ligação à moto de corrida, destacando-se à frente e em ambos os lados. O autógrafo de Troy é reproduzido no depósito de combustível, enquanto as mesas de direção em alumínio mostram o nome da moto e a numeração progressiva deste modelo único.

Para tornar a moto ainda mais eficaz em pista, a Ducati escolheu equipar a Panigale V2 Bayliss 1st Championship 20th Anniversary com componentes Öhlins. A forquilha NX30 e o amortecedor traseiro TTX36 garantem a máxima suavidade e são projetados para conseguirem as melhores prestações em circuito, com afinações que tornam a moto mais precisa e oferecem melhores sensações de condução e maior apoio em todas as fases da pilotagem. O amortecedor de direção, graças às possibilidades de ajuste com que está equipado, permite personalizar a sua calibragem adaptando-o ao estilo de pilotagem e às características da pista.

Comparativamente à versão standard, a Panigale V2 Bayliss 1st Championship 20th Anniversary é também 3 kg mais leve, graças à adoção de uma bateria de iões de lítio e à escolha da configuração monolugar, que remete de forma explícita para a imagem da moto de competição (o assento do passageiro e respetivos poisa-pés estão disponíveis no equipamento fornecido).

O equipamento fica completo com punhos desportivos, cobertura do silenciador em fibra de carbono e titânio e ao assento do condutor, elaborado combinando dois materiais técnicos diferentes com dupla costura a vermelho. O número 21 de Troy está bordado no assento e, juntamente com as faixas verde e vermelha, compõem a bandeira italiana. A moto está também equipada com bombas de travão e embraiagem de sangramento automático, com reservatórios em cinzento fumado.

A Panigale V2 é a ‘super-mid’ das motos desportivas da Ducati e representa o modelo de entrada na família Panigale. É movida pelo motor bicilíndrico Superquadro de 955 cc (com homologação Euro 5), com uma potência máxima de 155 cv às 10.750 rpm e um binário máximo de 104 Nm às 9.000 rpm. A ciclística assenta num quadro monocoque, com o elegante e desportivo design inspirado no da Panigale V4.

O pacote de eletrónica, dedicado à segurança ativa e ao controlo da dinâmica do veículo, inclui a função “cornering” aplicada ao ABS Bosch, o quick shift eletrónico que também trabalha quando em reduções, os controlos de tração, de travão-motor e anti-wheelie (Ducati Quick Shift, Ducati Traction Control, Ducati Wheelie Control, Engine Brake Control). Todos os comandos estão integrados nos três Riding Modes (Race, Sport e Street) que podem ser modificados através do ecrã TFT a cores de 4,3’’, com um grafismo e interface desenhados para tornar intuitiva a navegação nos menus e ajuste das definições, bem como para a identificação imediata do Riding Mode selecionado.

A moto foi oficialmente apresentada pela Ducati num episódio especial da Ducati World Première filmado no Museu Ducati, em pista e na casa de Troy na Austrália. O CEO da Ducati, Claudio Domenicali, o Team Manager da Ducati Corse, Davide Tardozzi, que esteve ao lado de Bayliss ao longo da sua carreira na Ducati, o Diretor do Centro Stile Ducati, Andrea Ferraresi, e o Responsável pela Comunicação de Produto na Ducati, Giulio Fabbri, todos contribuíram para a apresentação das características da moto e para o relato da incrível relação entre a Ducati e Bayliss. O próprio Troy tomou parte neste vídeo, partilhando com os Ducatisti as suas mais indeléveis memórias e emoções vividas na moto.

O universo do Mundial de Superbike vai também prestar homenagem à carreira de Bayliss durante a Ronda 5 da temporada, agendada para o fim de semana na pista de Assen. Na sexta-feira 23 de julho, às 13.00 (12.00 em Portugal), o campeão australiano será o protagonista de uma conferência de imprensa virtual no Paddock Show, juntamente com o Diretor Desportivo da Ducati Corse, Paolo Ciabatti, durante a qual as mais importantes etapas que levaram Troy ao seu primeiro título, ganho no traçado de Assen, serão recordadas. No domingo 25 de julho às 11.05 (PT), após a Corrida SuperPole, a Panigale V2 Bayliss 1st Championship 20th Anniversary irá completar uma volta de honra à pista, pilotada pro Michael Rinaldi, piloto de fábrica da Aruba.it Racing – Ducati, que compete no WorldSBK com o mesmo número de Bayliss.

O vigésimo aniversário da conquista do primeiro título de Troy Bayliss com a Ducati está a ser celebrada em Borgo Panigale com uma exposição temporária no Muse Ducati intitulada “Troy Story: The Legend of a Champion”, exibindo as motos com as quais Troy conseguiu escrever alguns capítulos memoráveis na história da competição motociclística. A exibição pode ser visitada até 19 de setembro de 2021 (aqui encontra mais informação sobre o Museu Ducati

A Panigale V2 Bayliss 1st Championship 20th Anniversary estará disponível em todos os Vendedores Autorizados da rede Ducati a partir do Outubro, com um preço de 21.795€.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments