Subscreva a nossa Newsletter

Email Marketing by E-goi

EICMA 2022: PM-001 300, o regresso às origens

By on 17 Novembro, 2022

Não é segredo para os mais atentos que a casa da Alsácia foi uma das marcas pioneiras no fabrico de motos. Agora, quase um século depois, a Peugeot Motocycles prepara o regresso a esse mundo, com uma moto de estrada neo-retro que ‘respira’ inovação.

A marca francesa Peugeot, hoje suportada pela empresa indiana Mahindra, é conhecida desde há muito pelas suas scooters, tanto as tradicionais “aceleras” de várias centímetros cúbicos quanto a Metropolis de três rodas. O que ainda não entrou no programa de produção da empresa são as motos tradicionais.

Na EICMA 2022, em Milão, a Peugeot Motocycles apresentou a sua primeira moto da sua história recente: a PM-001 300. O nome do modelo é justamente o caso quando cada símbolo diz claramente do que se trata. “PM” significa Peugeot Motocycles, é claro; “001” simboliza tratar-se da primeira moto da linha de modelos (da qual, a julgar pelo índice de três dígitos, muito está planejado para o futuro). “300” é a cilindrada.

A Peugeot PM-001 300 está equipada com um motor monocilíndrico com um volume de trabalho de 292,4 centímetro cúbicos. Desenvolve uma potência máxima de 29 cv a 9.000 rpm para um binário máximo de 17 Nm a 7.000 rpm. O motor é agregado a uma caixa de seis velocidades, sendo a potência transmitida à roda traseira por corrente.

A unidade de potência está agregada a uma estrutura tubular de aço em formato treliça, contando a mesma com uma forquilha invertida e um monoamortecedor com pré-carga da mola regulável, por forma a exercer o amortecimento. A travagem, é assegurada por um disco de 280 mm à frente mordido por uma pinça de dois pistões à frente, emparelhado com um disco de 240 mm e pistão único atrás – aparentemente, mais que suficiente para uma moto de 300cc. O depósito de combustível de 12,5 litros, deverá garantir um alcance de mais de 300 km.

O lado estético da Peugeot PM-001 300 é bastante arrojado, linhas convexas combinadas com uma moderna ótica full LED, com o design inusitado do farol a merece especial foco especial. As funções do painel, são executadas por um display TFT colorido que pode ser “conectado” a um smartphone.

Até ao momento, a Peugeot Motocycles não divulgou o preço, nem se pronunciou sobre o momento exato do aparecimento desta moto nos concessionários da marca, mas, aparentemente, a nova moto da Peugeot deverá chegar ao mercado na primavera do próximo ano.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments