O portal de notícias austríaco OE24 relata que a BMW está interessada em comprar a KTM e que tem nos seus planos cortar empregos na Áustria.
Na terça-feira, 25 de fevereiro de 2025, às 9h, uma votação inovadora dos credores da KTM ocorrerá no Tribunal Regional em Wels, Áustria. Segundo fonte do portal de notícias OE24, o administrador da insolvência Dr. Peter Vogl favorece expressamente um comprador: a BMW Motorrad.
De acordo com a fonte, o OE24 relata que a BMW Motorrad quer fazer um investimento direcionado na marca KTM – mas com consequências drásticas para a localização austríaca. No cenário projetado, a produção seria retirada da Alta Áustria, o que resultaria na perda de todos os 4.500 empregos na região até ao final de 2025.
KTM: Desenvolvimento na BMW na Alemanha?
Parte do plano de reestruturação é realocar todas as atividades de pesquisa e desenvolvimento da Áustria para a Alemanha – para Munique, onde a BMW conduz o desenvolvimento de motos. Esse realinhamento poderia ter consequências de longo alcance: os fornecedores austríacos seriam excluídos. Uma fonte citada pelo portal de notícias online OE24 alerta para uma reação em cadeia que pode atingir severamente o complexo industrial em Mattighofen e o país da Áustria.
Outros potenciais compradores
O Oberbank em Linz, cujo chefe Franz Gasselsberger mantém laços estreitos com a BMW, apoiaria uma compra pela BMW Motorrad, de acordo com o OE24. No entanto, também há outras partes interessadas: o industrial Stephan Zöchling (Remus Auspuff), que já investiu na KTM no início do ano, bem como, segundo relatos, os antigos parceiros da KTM, Bajaj (Índia) e CFMoto (China).