Estoril Classics – Joalharia em duas rodas no Autódromo do Estoril a 12 e 13 Out.

By on 23 Setembro, 2019

Nos dias 12 e 13 de outubro, vai realizar-se um grande evento de automóveis e motos clássicas no Autódromo do Estoril. Para os amantes das duas rodas, a Spirit of Speed traz até Portugal um leque de quase 50 motos que valem milhares de euros.

Organizado pela ATC – Associação de Turismo de Cascais, o Estoril Classics volta a ser um evento marcante no panorama internacional dos amantes de viaturas históricas, sejam elas de quatro ou duas rodas. Com cerca de 40.000 espectadores em 2018, vindos de toda Europa, espera-se que este número volte a ser batido em 2019.

No Autódromo do Estoril, 2019 terá um conjunto de provas em pista de grande qualidade para além das inúmeras surpresas para toda a família que o paddock irá revelar.

Nas motos, não vão existir provas de competição, como vai acontecer com os automóveis, mas a qualidade e a extensa lista de exemplares de motociclos históricos e de elevado valor monetário que chegam de todo o mundo, vão rolar em pista em modo exibição. Também a FIM – Federação Internacional de Motociclismo, celebra no Estoril Classics o seu 70o aniversário, juntando mais uma festa a um ambiente de total celebração.

Do lado dos automóveis, mais de 150 modelos de competição históricos, avaliados em cerca de 40 milhões de euros e equipas representando mais de 20 nacionalidades diferentes, irão competir ao longo de dois dias, num completo programa que irá incluir 14 corridas.

A festa das duas rodas

A Spirit of Speed – o maior clube de europeu de motas clássicas irá trazer ao Estoril quase 50 motos de competição. Serão esperadas máquinas que protagonizaram grandes momentos nas variadas provas mundiais, do Moto GP, ao Endurance até ao Campeonato do Mundo de Superbike. Apesar dos donos das motos não organizarem corridas, as mesmas irão à pista naquela que será provavelmente o maior conjunto de Motas de GP de sempre. Pode ser uma oportunidade única de ver ao perto (e em pista) por exemplo, a Yamaha YZR 500 0WF2 de fábrica pilotada por Wayne Rayney em 1993, a Suzuki 500 RGV XR84 ex Kevin Schwantz de 1994, a Ducati GP6 de motoGP 990 de Sete Gibernau em 2006, ou a Honda NSR-V2 de Garry McCoy de 1998. Se quisermos retroceder mais um pouco no tempo, podemos ver a Kawasaki 500 H1R, a prim eira moto de produção japonesa a dois tempos com 3 cilindros (1971), ou a fantástica MV Augusta 500 pilotada por Giacomo Agostini em 1973.

Mas há mais história em duas rodas para contemplar, como por exemplo a Honda 500 RS de ex Gustav Reiner ou quando a Suzuki dava cartas no mundial com a Suzuki 500 XR72 (primeira Suzuki V4) e um senhor chamado Kevin Schwantz aos comandos. Será certamente uma delícia poder ver estes exemplares ao vivo, juntos naquele que será a maior concentração de motos históricas no país.

Animação no Circuito

O paddock será mais uma fonte de interesse durante o evento, com um espaço dedicado a todos os aficionados, ou simplesmente a todas as famílias que queiram passar um ótimo fim-de- semana, conviver nas esplanadas dos diversos restaurantes presentes, para além de realizar compras alusivas ao evento e ao desporto motorizado em vários stands de merchandising.

Além da comemoração dos 60 anos da MINI que se vai realizar no Paddock, vão existir ainda diversas atividades, como uma zona comercial, simuladores profissionais e uma oferta variada de “street-food”, oferecendo assim ao público as condições ideais para passar dois dias em contacto direto com o desporto automóvel motorizado.

O acesso à Bancada A é gratuito, mas a organização disponibiliza bilhetes limitados para o paddock, que permitem aos adeptos terem acesso a estarem bem perto dos automóveis, pilotos e equipas. Estes já estão à venda em FNAC, Worten, El Corte Inglés, CTT ou através do site oficial do evento em www.estorilclassics.com

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments