FB Mondial esteve pela primeira vez no Salão de Tóquio

By on 4 Abril, 2022

O ‘Tokyo Motorcycle Show’ foi realizado pela primeira vez em três anos. Motivou essa delonga, a proibição de exposições de veículos em grandes eventos onde as pessoas se reuniam que foi finalmente levantada, podendo assim os fabricantes de motos do Japão e do exterior mostrar os seus novos modelos. A “FB Mondial” fez mesmo a sua estreia na edição deste ano.

Fundada em 1948, a marca retirou-se uma vez do mercado em 1979 por má gestão, regressando o fabricante ao mercado em 2015.

No salão de Tóquio estiveram cinco modelos da FB Mondial em exposição, todos com pequenas cilindradas, entre 125cc e 250cc. Entre as muitas novidades destacou-se a Sport Classic 300 com cúpula branca e vermelha, um modelo desportivo de estrada, oficialmente também chamado Pagani. Ao produzir uma imagem clássica como uma réplica de corrida de meados do século 20, confere uma impressão neo-retro e desportiva. Embora o nome do modelo diga “300”, está equipada com um motor monocilíndrico de 4 válvulas SOHC de 249 cc.

Não lhe falta um equipamento condigno, como uma forquilha invertida e uma pinça de montagem radial para o travão dianteiro. A suspensão traseira é do tipo ‘dois amortecedores’ com depósitos de expansão separados. 153 kg é o peso anunciado para este modelo, perfeitamente a condizer com o perfil desportivo.

A altura do assento é de 804 mm, a posição de condução é um pouco inclinada para a frente, parecendo-nos um modelo que indicado para uma ampla gama de utilização, desde o uso urbano a saídas mais demoradas de fim-de-semana.

A propósito, o nome “Pagani” gravados nas laterais vem de “Nello Pagani” que venceu o primeiro campeonato pilotando a velha FB Mondial no campeonato mundial de 125cc, realizado pela primeira vez em 1949.

A Sports Classic 300 é um modelo semelhante à “Hps 300, com a qual compartilha o mesmo motor. No entanto, o formato do guarda-lamas dianteiro e do disco de travão da Hps 300 é diferente, e os pneus são de 18 polegadas na frente com tacos. Juntamente com o silenciador de duas saídas que sai da lateral, segue o estilo de uma scrambler. A altura do assento é de 790 mm, portanto mais baixa que a da Sports Classic 300.

Tanto a Sports Classic 300 quanto a Hps300 são modelos limitados no Japão, irmãs maiores das versões Sports Classic 125 e Hps125. A grande maioria das FB Mondial são modelos de 125 cc. Todos os modelos são grandes para 125cc e estão totalmente equipados, servindo-se de um motor monocilíndrico de 4 válvulas DOHC que supera a Euro 5. O modelo de 125 cc mais recente é a Piega 125, de que já fizemos menção anteriormente.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments