Harley-Davidson Nightster (2022): Uma Harley de entrada a partir de 15.500 euros

By on 12 Abril, 2022

Se é um dos muitos fãs da popular e desaparecida 883 Sportster, saiba que a nova Nightster foi a substituta encontrada na marca de Milwaukee para propalar no presente e futuro esses sucessos do passado.  Mas estará à altura dessa difícil missão?

Não seria normal se a Harley-Davidson mantivesse a atraente tecnologia da nova Sportster S exclusivamente num modelo, até porque construir um motor novo custa uma pequena fortuna. Por outro lado, com a eliminação das 883 Sportster refrigeradas a ar, ficou uma oferta aliciante na extremidade inferior da escala de preços. Os sucessos das ‘motos de ferro’ de baixo custo da antiga geração ainda hoje deixam gratas recordações a muitos motociclistas; ou porque foi a sua primeira moto de maior cilindrada, ou também porque representaram o primeiro passo no mundo incontornável das Harley. Nesse, sentido, esta nova Nightster pode ser a chave para várias gerações de motociclistas, os antigos e os novos.

Em março de 2021, a Harley-Davidson voltou a ter o nome do modelo “Nightster” protegido como marca registada. De 2007 a 2012, a 1200 Sportster estava disponível como uma variante muito reduzida com este nome…

A Harley-Davidson  Nightster 2022 inicia um novo capítulo da história das Harley-Davidson Sportster  – um salto em frente na performance e no design, mantendo-se um ponto de entrada acessível no mundo das motos e na marca. Esta moto totalmente nova combina uma clássica silhueta Sportster com a performance do novo motor Revolution Max 975T e uma série de recursos eletrónicos contemporâneos para o condutor.

Motor Revolution Max 975T

No coração da Nightster 2022 está o novo motor Revolution Max 975T. É um V-Twin a 60 graus refrigerado a líquido com uma curva de binário que permanece plana em toda a ampla faixa de potência – apresenta uma performance de motor projetada para fornecer forte aceleração e potência robusta nos médios regimes. O comprimento e a forma das “intake velocity stacks” combinadas com o volume da caixa de ar, foram ajustadas para maximizar a performance em toda a faixa de rotação do motor. Os perfis das árvores de cames à cabeça duplas e as fases da ‘Variable Valve’ foram concebidas para corresponder à performance deste motor.

O ajuste da folga da válvula hidráulica garante uma operação silenciosa e elimina a necessidade de procedimentos de manutenção caros e complicados. Os eixos de balanço internos ajudam a reduzir a vibração do motor, para aumentar o conforto do condutor e melhorar a durabilidade. Os eixos de balanço estão ajustados para reter apenas a vibração suficiente, para que a moto não perca o seu carácter.

Poderosa e ágil

A Nightster combina um quadro ágil e leve com um motor potente ajustado para um forte desempenho a médios regimes, a combinação ideal para conduzir no tráfego urbano e nas curvas de estradas secundárias. Os pousa-pés e um guiador low-rise colocam o condutor numa posição central e confortável na moto. A altura do assento sem carga é de 698 mm… muito baixa portanto e que combinada com o perfil estreito da moto, torna possível para a maioria dos condutores colocar os pés no chão com confiança numa paragem.

O motor Revolution Max 975T é o componente estrutural central do quadro da Nightster, o que reduz significativamente o peso da moto e resulta numa ciclística muito rígida. A estrutura da seção traseira é de alumínio muito leve e o braço oscilante é formado por tubos de aço retangulares soldados, sendo o ponto de fixação para os amortecedores traseiros duplos. A suspensão dianteira é composta por forquilhas SHOWA Dual Bending Valve de 41 mm projetadas para fornecer melhor performance de manuseio, mantendo o pneu em contato com a superfície da estrada. A suspensão traseira possui dois amortecedores externos com tecnologia de emulsão com molas helicoidais e um colar para ajuste de pré-carga.

“A Nightster é um instrumento de expressão sustentado na performance” afirma Jochen Zeitz, Chairman, President e CEO da Harley-Davidson. “Baseada no legado de 65 anos dos modelos Sportster, a Nightster proporciona uma tela em branco para a criatividade e para a personalização, oferecendo a derradeira plataforma para a customização e expressão tanto para novos condutores como para os já existentes”.

Na procura da leveza

O depósito de combustível de plástico leve de 11,7 litros de capacidade está localizado debaixo do assento. O que parece ser um depósito de combustível tradicional à frente do assento é uma tampa de aço para a caixa de ar. O local de abastecimento de combustível é alcançado levantando o assento articulado. A localização do depósito de combustível abaixo do assento otimiza a capacidade da caixa de admissão de ar do motor e coloca o peso do combustível mais abaixo no chassis quando comparado com uma localização tradicional do depósito de combustível.

A Nightster apresenta um velocímetro analógico redondo de 4,0 polegadas de diâmetro com um display LCD multifuncional montado no riser do guiador. A iluminação Full LED foi projetada para oferecer estilo e performance excecional, enquanto torna a moto mais visível para outros condutores. O farol LED Daymaker foi projetado para produzir uma propagação homogénea de luz.

Novo design numa forma clássica

Totalmente nova com um look que é esguio, rebaixado e poderoso.  A Nightster apresenta sinais do clássico estilo Sportster. A tampa redonda da entrada de ar, o assento individual, os para-lamas cortados e o speed screen fazem lembrar elementos dos modelos Sportster mais recentes. O motor Revolution Max é a peça central do design, emoldurado por cabeças de escape snaking e com acabamento Metallic Charcoal texturizado com inserções em Gloss Black. Uma tampa abaixo do radiador esconde a bateria e ajuda o radiador a parecer menos proeminente. O acabamento das jantes é Satin Black. As opções de cores de pintura incluem Vivid Black, Gunship Grey e Redline Red. As opções de cores Gunship Grey e Redline Red serão aplicadas apenas à tampa da caixa de ar; os para-lamas dianteiros e traseiros e o speed screen apresentam sempre um acabamento Vivid Black.

A Nightster chega aos concessionários autorizados Harley-Davidson a nível global a partir de abril de 2022. O preço base em Portugal é de 15.500€ (Vivid Black) e 15.800€ (opções de cor).

De referir que a Harley-Davidson criou um extenso catálogo de acessórios oficiais com os quais a Nightster pode ser facilmente personalizada ao gosto de cada cliente.

Especificações do motor Revolution Max 975T

·         Cilindrada: 975cc

·         Potência: 90 CV (67 kW) @7500 RPM

·         Binário: 70 ft. lbs. (95 Nm) peak torque @ 5000 RPM

·         Diâmetro x Curso: 97mm x 66mm

·         Rácio de compressão 12:1

As ‘ajudas’ eletrónicas

A Nightster está equipada com Rider Safety Enhancements* by Harley-Davidson, uma coleção de tecnologias projetadas para combinar a performance da moto com a tração disponível durante a aceleração, desaceleração e travagem. Os sistemas são eletrónicos e utilizam a mais recente tecnologia de controle de chassis, controle eletrónico de travagem e motor. Os seus três elementos são:

·         Antilock Braking System (ABS) . Projetado para evitar que as rodas bloqueiem durante a travagem e para ajudar o condutor a manter o controle ao travar em situações urgentes em linha reta. O ABS opera independentemente nos travões dianteiro e traseiro para manter as rodas a rolar e evitar o bloqueio descontrolado das rodas.

·         Traction Control System (TCS) . Concebido para evitar que a roda traseira patine excessivamente durante a aceleração. O TCS pode melhorar a confiança do condutor quando a tração disponível é comprometida por tempo húmido, uma mudança inesperada na superfície ou ao conduzir numa estrada não pavimentada. O motociclista pode desativar o TCS em qualquer Modo de Condução quando a moto estiver parada e o motor a trabalhar.

·         Drag-Torque Slip Control System (DSCS) . Projetado para ajustar a entrega de binário do motor e reduzir o deslizamento excessivo da roda traseira sob a desaceleração induzida pelo motor, que normalmente ocorre quando o condutor faz uma mudança abrupta de redução de velocidade engrenada ou reduz rapidamente o acelerador em superfícies molhadas ou escorregadias.

Modos de Condução Selecionáveis

A Nightster oferece modos de condução selecionáveis que controlam eletronicamente as características de performance da moto e o nível de intervenção tecnológica. Cada Modo de Condução consiste numa combinação específica de entrega de potência, travagem do motor, configurações de ABS e TCS. O motociclista pode usar o botão MODE situado nos controlos manuais do lado direito para alterar o modo de condução ativo enquanto conduz ou quando está parado, com algumas exceções. Um ícone exclusivo para cada modo aparece no ecrã de instrumentos quando esse modo é selecionado.

·         Modo Road – Destina-se ao uso diário e proporciona performance equilibrada. Este modo oferece uma resposta do acelerador menos agressiva e menos potência mid-range do motor alcance do que o Modo Sport, com um nível mais alto de intervenção do ABS e TCS.

·         Modo Sport – Oferece todo o potencial de performance da moto de maneira direta e precisa, com potência total e a resposta mais rápida do acelerador. O TCS é ajustado para o seu nível mais baixo de intervenção e a travagem do motor é aumentada.

·         Modo Rain – Projetado para dar ao condutor maior confiança ao conduzir na chuva ou quando a tração é limitada. A resposta do acelerador e a potência são programadas para restringir significativamente a taxa de aceleração, a travagem do motor é limitada e os níveis mais altos de intervenção do ABS e TCS são selecionados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments