Subscreva a nossa Newsletter

Email Marketing by E-goi

Hawk: O falcão peregrino da Honda

By on 7 Março, 2022

A “Hawk11″ está prevista para ser lançada no Salão de Motos de Osaka que abre a 19 de Março, sendo posteriormente lançada no mercado. O nome “Hawk” não é novo, faz parte do legado histórico da Honda... mas nasceu nos EUA.

O nome Hawk (Falcão) assentou sobre vários modelos da Honda ao longo dos tempos. Por exemplo, a VTR1000F, que ganhou popularidade como “Firestorm” no Japão e na Europa, foi comercializada sob o nome “Super Hawk 996” nos Estados Unidos.

O nome Super Hawk, foi também utilizado em 1971, numa moto que desafiou os recordes de velocidade terreste em Bonneville Salt Flats, equipada com dois motores da CB750 aliados e um turbocompressor, que atingia uma velocidade máxima de 285 milhas por hora (cerca de 456km/h).

Antes do nascimento da série Hawk no Japão, o nome “Hawk” era na realidade popular no estrangeiro. O modelo que o acolheu a início foi a CB77 Super Hawk de 1962, uma moto de 305 cc com uma cilindrada maior derivado da “Dream CB72 Super Sports” que existia em grande escala no Japão, e foi desenvolvido para a América do Norte. Localmente, ficou popularmente conhecida como o nome de um animal de estimação.

HONDA CB77 SUPER HAWK (1962)

Origem da série doméstica Hawk II

HONDA CB400T HAWK II (1977)

Devido à revisão do sistema de cartas de condução em 1975 no Japão, foi necessário “libertar a limitação” para conduzir uma moto de 401cc ou mais cilindrada. Até então, o mercado doméstico do país do sol nascente, girava em torno da classe de 400cc. Entretanto, o modelo topo de gama CB400 Four com um motor de 4 cilindros, foi também descontinuado em 1976. Foi assim que apareceu a CB400T Hawk II em 1977 como o modelo sucessor.

O estilo era original, tal como o depósito redondo “Kettle Tank”, a posição de condução relaxante como uma cruiser, e as rodas com pneus largos. A Hawk II seria adorada por uma vasta gama de condutores. No mesmo ano, uma versão de 250cc do Hawk também apareceu. A série Hawk tornar-se-á de imediato o modelo principal da Honda.

Renovação ao estilo europeu

HONDA CB400N HAWK III (1978)

Em 1978 deu-se uma renovação, incorporando o estilo europeu de linha recta adoptado na porta-estandarte da série CB CB750F… Alguns certamente ainda se lembram da CG 125, com linhas muito semelhantes. O guiador semi-plano da CB400N, o disco duplo frontal, a transmissão de 6 velocidades, etc., eram especificações bastante desportivas na altura.

Refrigeração a ar e motor de 2 cilindros

HONDA SUPER HAWK III (1980)

A Z400FX da Kawasaki, apareceu em 1979 como um cometa vindo de uma qualquer galáxia, entusiasmando os mais  jovens com uma mecânica sofisticada, um motor DOHC de 4 cilindros, e a Honda de imediato respondeu com uma nova versão, a Super Hawk III, afim de contrariar esta situação com uma melhoria adicional do desempenho. Melhor equipada, com uma potência até 40 cv, travões de disco triplos com disco na traseira, e uma nova suspensão dianteira. O aspecto desportivo da suspensão reforçava-se com os acabamentos a dourado na forquilha e jantes.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments