História: Uma raridade em restauro na MV Agusta, a moto de Hailwood

By on 31 Março, 2021

A MV Agusta adquiriu recentemente um modelo de corrida CSS 175 (204 cc) de 1950 da marca e está atualmente a restaurá-la para o seu estado original.

A descoberta extraordinária foi possível graças ao Catawiki, o popular site de leilões online especializado em objectos raros e únicos. A moto foi originalmente comprada em 1958 pelo motociclista e colecionador britânico Chris Newport. O vendedor foi Stanley Hailwood, pai da lenda do motociclismo “Mike the Bike” Hailwood, 9 vezes campeão mundial e um dos pilotos mais aclamados da MV Agusta.

Newport conduziu-a em corridas amadoras durante alguns anos, em particular em Brands Hatch, antes de a deixar de lado para eventualmente a vender. Em 2012, voltou a aparecer na Holanda, e foi recentemente posta a leilão no Catawiki. A histórica moto foi descoberta por um membro da gerência da MV Agusta, que prontamente garantiu o precioso exemplar.

Originalmente foi uma 175cc, depois modificada para 204 cc, esta moto é certamente uma peça importante e rara da história do motociclismo. Para preservar a sua autenticidade, para além do motor, a maioria das peças originais tinham sido mantidas, tais como os carburadores TT Amal, aqui numa configuração de dupla, os pneus Avon “green spot”, o contador de rotações Smiths racing ou o escape de megafone de grande aspecto.

Timur Sardarov, CEO, MV Agusta Motor S.p.A., disse: “Estamos todos muito entusiasmados aqui na sede da Schiranna. Esta extraordinária moto está a voltar para casa, para onde nasceu há cerca de 70 anos! Um magnífico primeiro projecto para o recém-criado Departamento de Restauração: agora vamos poder trazer as preciosas motos vintage de volta ao seu estado original aqui na fábrica da MV Agusta, através do trabalho dos apaixonados herdeiros dos próprios artesãos que as construíram”.

Davide Marelli, especialista em motociclos e ciclomotores do Catawiki, disse: “Estamos entusiasmados por ter trazido a motocicleta de volta ao fabricante. Este é um artigo de colecção extremamente raro e que melhor local para o expor do que na empresa MV Agusta. A nossa plataforma acolhe centenas de leilões como este todas as semanas, representando uma peça absoluta da história do motociclismo italiano, atraindo compradores de todo o mundo. Como especialistas, estamos empenhados em encontrar e oferecer aos nossos clientes as peças mais procuradas”.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x