Históricas: A Triumph 750cc Trident de Ron Chandler à venda na Bonhams

By on 18 Abril, 2022

Esta histórica Triumph Trident que foi propriedade do piloto Ron Chandler, vencedor em 1973 das 200 Milhas de Rouen, foi colocada à venda na Bonhams por um valor a partir de 40.000 libras estrelinas, um valor equivalente a 48.302 euros.

A Triumph e a BSA 750 Triple tinham sido lançadas no Reino Unido em 1969, mesmo a tempo de enfrentarem a CB750 de quatro cilindros da Honda. Confrontada com uma concorrência japonesa sempre crescente, a Triple não conseguiu satisfazer as expectativas dos seus fabricantes nos showrooms, mas o sucesso nas pistas de corridas fez mais do que o suficiente para garantir um lugar na história do motociclismo.

O Engenheiro Chefe da BSA-Triumph Doug Hele liderou o desenvolvimento do motor ao longo de 1969, enquanto o construtor de quadros Rob North, concebeu uma ciclística que suportaria as exigência da competição como poucas outras. A equipa, falhou por pouco a vitória no Daytona 200 de 1970, o seu primeiro grande evento, com Gene Romero a terminar a prova em 2º lugar numa Triumph. Um quadro revisto “lowboy”, travões de disco frontais duplos e a carenagem “caixa de correio” característica da Triple eram elementos novos para 1971, um ano que veria a Triple estabelecida como uma das mais formidáveis motos de corrida de sempre.

A BSA de Dick Mann ganhou em Daytona, e John Cooper – também numa BSA – venceu a Corrida do Ano de Mallory Park, batendo o até então imbatível Giacomo Agostini e a sua MV de quatro cilindros. Percy Tait e Ray Pickrell tinham vencido a prova de endurance de 24 horas Bol d’Or na semana anterior noutra Triple, e Cooper encerrou uma memorável temporada internacional para a BSA-Triumph com a vitória na prova de 250 milhas de Ontário em Outubro. As dificuldades financeiras da empresa significaram que não houve esforço de trabalho em 1972, mas a moto manteve-se a vencer durante muitos anos, e continua a ser uma força potente nas corridas de motos clássicas da atualidade.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments