Honda CB400 Super Four e Bol d’Or saem de produção

By on 6 Junho, 2022

O nome CB não só designa uma das gamas mais famosas de sempre da Honda, mas também uma das motos de 4 cilindros desde sempre melhor acolhidas no mercado. Infelizmente, a produção da CB 400 terminará com uma versão ‘Final Edition’. A causa é um novo padrão de emissões que inviabiliza a sua continuidade no Japão.

Nascida na década de ‘60 com modelos como a CB92, CB95 e depois com a CB77 Super Hawk, esta saga tornou-se muito popular em 1969 com o lançamento da CB750 Four, a primeira com motor de 4 cilindros. Desde então, as roadsters japonesas evoluíram com os tempos, modernizando-se ao longo dos anos para a última geração do conceito Neo Sport Café. Mas durante todo este tempo, o maior fabricante mundial de motos manteve na sua gama alguns modelos mais clássicos, mantendo um estilo retro. Foi esse o caso da série CB1100, que acabou de sair do mercado com o lançamento de uma versão de despedida ‘Final Edition’ no ano passado, no Japão.

Agora, por terras japonesas está confirmado o fim de um dos seus best-sellers, já que a CB400 também se aproxima do final de produção. Reservadas ao mercado japonês, a CB400 Super Four e a CB400 Super Bol d’Or, gozam há muito de grande popularidade. Apesar dos bons resultados, estas duas motos de média cilindrada, preparam-se agora para desaparecer à medida que o país ultrapassa um novo marco em termos de normas antipoluição com a introdução do Reiwa 2 (nível equivalente ao Euro5).

Logicamente, a Honda poderia ter retrabalhado o motor de quatro cilindros de 399cc para trazê-lo ao novo padrão de emissões, mas o fabricante japonês preferiu acabar em grande com uma nova versão de despedida.

As CB400 ‘Final Edition’ vão estar disponíveis em duas cores azul/vermelho/branco e vermelho/preto/branco, sendo colocadas à venda no Japão a CB400 ‘Super Four’ e a CB400 ‘Super Bol d’Or’,  respectivamente a partir de 6.700 euros e 7.800 euros. Infelizmente, não estarão por cá à venda.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments