Honda CBR1000RR-R mais poderosa até 2024

By on 7 Dezembro, 2022

Notícias vindas do Japão, dão conta que a Honda prepara-se para apresentar no final de 2023 uma CBR1000RR-R mais poderosa, com a qual espera vencer no Mundial de Superbike e subir a fasquia no mercado de motos.

A CBR1000RR-R, que fez a sua estreia em 2020 com uma potência máxima de 218 cavalos, é susceptível de sofrer uma mudança total do modelo para o ano 2024. E diz-se que este é o último modelo de potência total, e será aperfeiçoado minuciosamente antes dos regulamentos sobre emissões se tornarem mais rigorosos.

A Honda é uma força dominante no MotoGP, onde compete com motos de corrida puras, apesar do seu fraco desempenho nos últimos anos, mas já passaram 20 anos desde a última vez que ganhou o título de piloto de uma superbike. Esta é uma situação invulgar dado o ADN da Honda como empresa.

Para ultrapassar esta situação, a CBR1000RR-R foi introduzida no Campeonato do Mundo de Superbike (SBK), e não é exagero dizer que este modelo foi desenvolvido para ganhar nas SBK. Fornece mais 26 cv do que o CBR1000RR convencional, e eliminou rapidamente o seu anterior impasse.


O melhor resultado da CBR1000RR-R foi um 3º lugar no pódio numa prova em Espanha em Setembro de 2021. Álvaro Bautista competiu pela Honda durante dois anos mas nunca a desportiva da Honda chegou a resultados notáveis

No entanto, nos últimos três anos, o melhor resultado da CBR1000RR-R nas SBK foi o 3º lugar, e isso foi apenas três vezes no total, uma em cada época. Uma vez que havia grandes expectativas para o poder sem precedentes da RR-R, espera-se que a equipa faça ajustes minuciosos na moto com base nesses resultados.

A nova CBR1000RR-R deverá ser introduzida antes da entrada em vigor dos próximos regulamentos de emissões mais rigorosos, ou seja, libertando o máximo de potência ao abrigo da atual normativa de emissões Euro 5. E parece que esta será a última alteração completa do modelo.

De acordo com o site japonês Webike, a sua apresentação deverá ocorrer no Salão de Tóquio (rebaptizado Salão da Mobilidade do Japão) em Outubro de 2023 ou no Salão de Milão em Novembro. No Japão, espera-se que seja lançado em Janeiro de 2024, pelo que deverá estar certificado para corridas e pronto para a temporada de 2024.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments