Honda celebrou os 30 anos de produção da Fireblade

By on 2 Dezembro, 2021

O homem, a lenda, Tadao Baba, o criador da revolucionária FireBlade de 1992, está de volta e Hiroaki Tsukui reproduziu a sua pintura especial na CBR1000RR-R Fireblade SP 30º aniversário de edição limitada – moto que reproduz os 30 anos anos de produção da ‘Lâmina de Fogo’ da Honda.

Tadao Baba é uma força da natureza. Mesmo agora, a sua energia preenche qualquer espaço onde ele esteja. Ele foi o Project Lider da primeira FireBlade – a CBR900RR de 1992. Há trinta anos, as motos de alta cilindrada eram rápidas, mas grandes e muito mais difíceis de conduzir. Baba-san pôs em questão toda esta forma de ser e o resultado da sua visão, foi a potência de uma moto de 1000cc no corpo de uma moto de média cilindrada, um conjunto verdadeiramente incrível que mudou para sempre as “regras do jogo”.

Agora, como parte da celebração dos 30 anos da Fireblade, a Honda fez o que só a Honda podia fazer: trazer Baba-san, já há muito reformado, até ao famoso museu Honda Collection Hall, rodeado por Fireblades de 1992 e de 2022, ao lado de três ou líderes de projeto que seguiram os seus passos. Este encontro resultou em 15 minutos de uma conversa verdadeiramente esclarecedora, educativa e muito agradável. O vídeo dessa conversa também está recheado de imagens de arquivo que raramente veem a luz do dia.

Desde a criação da CBR900RR até à mais recente ‘Lâmina de Fogo’ assinalam-se 30 anos e a Honda quis celebrar o facto com o lançamento da CBR1000RR-R Fireblade SP 30º aniversário de edição limitada. Esta última, ostenta orgulhosamente o esquema de pintura tricolor do modelo original de 1992. E não, não é uma brincadeira de computador!

O líder do Projeto de Design Hiroaki Tsukui, pretendeu reviver esse inesquecível esquema cromático do primeiro modelo, com  um acesso muito raro aos processos de design do modelo, numa viagem no tempo ao design inconfundível da primeira “Blade”.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments