Honda CRF300L com novas cores para 2023

By on 2 Dezembro, 2022

A CRF300L recebe a novíssima cor Cinzento Swift que se junta ao tradicional Vermelho Extreme. Estas duas cores passam a estar equipadas com proteções de punho de série

O modelo dual-purpose e baixo peso da Honda, a CRF300L, foi pensado para ser uma moto fácil de manobrar nas ruas da cidade ou nos trilhos offroad. Desde que foi lançado como CRF250L em 2012, este modelo já recebeu um aumento de 50 cc e viu o seu peso ser reduzido em 4 kg, isto em 2020. O seu sucesso deve-se a diversos fatores: um estilo CRF muito elegante e instantaneamente reconhecível, um motor monocilíndrico de excelentes respostas, uma caixa de seis velocidades com embraiagem deslizante, um quadro ágil e responsivo, proporções muito elegantes e suspensões de longo curso.

Para 2023, a CRF300L recebe uma nova cor Cinzento Swift, com novas proteções pretas e gráficos laranja, agora de série. Esta cor vem juntar-se à já tradicional versão Vermelho Extreme, que passam a equipar com proteções de punho à cor da moto instaladas de série.

MOTOR

Apesar de praticamente inalterado desde há 10 anos atrás, a longevidade confirma a durabilidade da CRF300L. Em termos de mecânica, a Honda CRF300L de 2023 é idêntica ao modelo do ano passado, incluindo o motor monocilíndrico de 286 cc que produz 27 cv a 8.500 rpm e 14,4 Nm a 6.500 rpm. No ano passado, a Honda reviu o tempo da came de admissão da CRF300L juntamente com o sistema de admissão e escape para um torque e potência de médio alcance muito mais fortes. O sistema de arrefecimento utiliza um radiador de libertação de calor de 12,7kW, colocado à esquerda da moto, protegido com uma grelha de polipropileno desconcertada para melhorar o fluxo de ar.

Um ventilador de arrefecimento com anel-guia fino é utilizado para manter temperaturas uniformes a baixas velocidades, quer em situações de tráfego congestionado ou em situações complicadas fora de estrada.

CICLÍSTICA

O peso da CRF300L é de apenas 142kg. O equilíbrio de rigidez da estrutura do berço semi-duplo de aço é afinado para promover a sensação de manuseamento e a ligação à tracção dianteira/traseira. O braço oscilante de alumínio fundido de uma só peça é equilibrado a condizer. O alumínio extrudido é utilizado para o colar de ajuste da corrente. O braço oscilante inferior é de alumínio, poupando peso numa área elevada em relação ao centro de gravidade para uma resposta de direcção mais rápida.

Com uma distância entre eixos de 1455mm, e distância ao solo de 285mm, a CRF300L apresenta um raio de viragem de 2,3m. A forquilha invertida Showa de 43mm emprega um curso de 260mm, com peso de mola e ajustes de amortecimento optimizados para um controlo preciso sobre uma vasta gama de terrenos e velocidades. A suspensão traseira Pro-Link também apresenta um curso de 260mm no eixo; o amortecedor Showa é um desenho de tubo único.

O travão dianteiro utiliza um único disco de 256mm agarrado por uma pinça de dois pistões, o traseiro um disco de 220mm e uma pinça de um pistão; em comum com as máquinas de competição CRF, o cilindro principal traseiro é agora um desenho leve e integrado. Os discos apresentam um desenho ondulado – também retirado directamente da CRF250R/CRF450R – com excepcionais capacidades de auto-limpeza em condições adversas. O ABS de 2 canais é de série.

A roda dianteira de 21 polegadas e a traseira de 18 polegadas aumentam a estabilidade em terreno acidentado e permitem a montagem de pneus mais específicos para todo-o-terreno, se necessário. Os pneus de padrão enduro (dianteiros, 80/100-21 51P e traseiros 120/80-18 62P) proporcionam tracção numa vasta gama de situações de condução.

ESTILO

Inspirando-se nas CRFs de corridas, a CRF300L usa um conjunto crocante de carroçaria e gráficos. O depósito de combustível de 7,8L é estreito para ajudar o movimento para a frente e combinado por uma estreita secção de assento para a frente. Um suporte mínimo de placa de matrícula traseira é igualado por um guarda-lamas frontal de forma agressiva. Para 23YM, a CRF300L usa agora, de série, protectores de nódoas de borracha.

A altura do assento é fixada em 880mm. A posição de condução coloca o controlo da máquina e a manobrabilidade à frente e ao centro com um ‘triângulo de cavaleiro vertical’ – o guiador largo é ligeiramente puxado para trás, com os pés regulados para baixo e para trás para facilitar a mudança de velocidades em botas pesadas todo-o-terreno. O visor LCD pesa apenas 70g e apresenta grandes dígitos pretos num visor branco nítido, para uma leitura instantânea com números grandes de velocímetro de 23mm. A informação inclui indicador da posição das mudanças, quilometragem e consumo de combustível e velocidade média.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments