HONDA SH 125i de 2020 – Renovação Total

By on 19 Novembro, 2019

Uma das scooters mais populares na Europa – e a líder de mercado em 2018 com quase 19.000 unidades vendidas – é praticamente uma scooter nova para 2020. Um modelo, esguio e elegante, com quadro redesenhado que oferece agora mais de 50% de espaço e revisões ao nível da geometria traseira, oferecendo uma condução mais suave. O novo motor de quatro válvulas mostra acelerações mais rápidas, está mais forte a alta rotação e consome menos combustível. A scooter tem homologação EURO5 e está agora equipada de série com o sistema HSTC de controlo de binário variável da Honda.

2020 HONDA SH125i

A Honda SH125 a quatro tempos chegou à Europa em 2001 e faz parte da família SH, que já vendou milhões de unidades em todo o mundo e cuja fundadora, a SH50, foi colocada à venda em 1984, . Desde então, este modelo tem vindo, calma mas consistentemente, a ser um meio de transporte elegante, divertido e descomplicado – tendo-se já tornado um dos favoritos no velho continente.

O primeiro modelo definiu as bases para o sucesso: um motor económico, mas vivo, e uma agilidade rápida e segura com a estabilidade das rodas de 16 polegadas – tudo num conjunto elegante e de estilo premium.

2020 HONDA SH125i

Após receber o sistema de injeção de combustível em 2005, nos últimos 14 anos a SH125i passou a ser o modelo que representa o derradeiro transporte urbano, com o equilíbrio perfeito entre elegância, fiabilidade, economia e facilidade de utilização prática.

Em 2013, o modelo recebeu o motor Honda eSP (enhanced Smart Power) de baixo atrito e o sistema Idling Stop de paragem do motor ao ralenti, aumentando ainda mais a potência e a economia da SH. Em 2017, o visual foi atualizado com mais linhas afiladas, luzes dianteiras/traseiras de LEDs e sistema Honda Smart Key.

2020 HONDA SH125i

Agora, para 2020, a SH125i, fabricada nas instalações de Atessa, Itália, é uma scooter totalmente nova. Fazendo jus à herança recebida dos seus ancestrais, a nova SH125i é um modelo mais rápido, mais elegante e de maior conveniência, tudo a um preço muito competitivo, tanto em termos de custo inicial, como de manutenção. Também não poderia ser de uma maneira – bem vistas as coisas, é uma SH. 

Melhorar a SH125i não foi um objetivo fácil de atingir – há de facto um motivo para esta ser uma das scooters favoritas da Europa. Mas esse era o desígnio dos engenheiros de desenvolvimento da Honda e o novo motor “eSP+” de quatro válvulas com homologação EURO5, mais potência, mais binário e melhor eficiência revelou ser um excelente ponto de partida. A inclusão do sistema HSTC de controlo de tração variável oferece uma condução bastante mais tranquilizadora.

2020 HONDA SH125i

O quadro redesenhado liberta mais espaço, sempre útil para arrumação (com a inclusão de um carregador USB) e a otimização da geometria da suspensão traseira melhora o conforto. A nova ciclística premium e a elegante “assinatura frontal” redefinem e reforçam ainda mais a postura da SH125i; toda a iluminação é de LEDs e o painel de instrumentos LCD foi atualizado e oferece uma leitura fácil de todas as informações.

A SH125i de 2020 vai estar disponível nos esquemas cromáticos seguintes:

Preto Pérola Nightstar, Branco Pérola Cool, Cinzento Metalizado Timeless e Vermelho Pérola Splendor

ESTILO E EQUIPAMENTO 

  • Estrado plano da SH125i com design de estilo contemporâneo e exclusivo
  • 28 litros de capacidade total no compartimento debaixo do banco
  • Carregador USB
  • Luzes integrais de LEDs e novo painel de instrumentos LCD
2020 HONDA SH125i

“Suavidade” e “Solidez” foram as duas palavras que lideraram a criação do novo design unificado da nova SH125i, com a tensão entre as duas a reforçar a presença premium deste modelo. E a sua “face” destaca-a das demais – o farol (praticamente um “H” de LEDs, agora montados na carenagem) apresenta uma travessa central que divide as duas barras laterais de iluminação, com os feixes de médios e de máximos; as luzes de presença ficam por cima da mesa de direção.

Este continua a ser um modelo SH, com um “look” elegante a complementar a excelente funcionalidade. O caráter compacto geral do modelo, o seu estrado plano e a posição vertical de pilotagem (essenciais para facilitar a condução e a visibilidade no trânsito da cidade) são pontos de excelência na já notável aparência da SH. Uma caraterística menos óbvia é o espaço de armazenamento extra de 10 litros por baixo do banco, que complementam os 18 litros já existentes, com capacidade para um capacete integral. Também está incluído um carregador USB.

2020 HONDA SH125i

O banco plano oferece bom suporte e espaço suficiente para os movimentos e os contornos do seu formato, em conjunto com o estrado estreito, tornam fácil chegar com os pés ao chão. Como muitas das viagens na cidade serão feitas com passageiro, o espaço chega muito bem para dois; os poisa-pés do passageiro são em alumínio e podem ser recolhidos quando não forem necessários e oferecem uma plataforma estável – especialmente nas travagens – de apoio ao passageiro.

O farolim traseiro é de LEDs e tem uma moldura cromada, complementando o design da frente; o novo painel LCD com todas as luzes avisadoras – incluindo Smart Key, HSTC/ABS e sistema Idling Stop – dispostas de forma ordenada à volta do velocímetro/conta-quilómetros totalizador em posição central. Todas as operações no painel de instrumentos são feitas através dos dois botões A/B no punho esquerdo.

2020 HONDA SH125i

A Smart Key da SH125i fica no bolso do condutor e dispensa a necessidade de estar sempre a recorrer à chave para ligar e desligar a ignição, abrir o tampão do depósito ou o banco para aceder ao compartimento por baixo. Esta Smart Key tem dois botões: ligar/desligar a função inteligente e “responder”, que faz piscar os indicadores de mudança de direção para efeitos de identificação à distância.

Na presença da Smart Key, basta carregar uma vez no interruptor de ignição da moto para esta começar a trabalhar, dando controlo ao condutor sobre a ignição, a tranca da direção e, através de dois comandos, abrir o tampão do depósito e o banco. Este botão acende quando se carrega nele – ou através da função de resposta da Smart Key – numa tonalidade azul.

MOTOR

  • Novo motor de quatro válvulas, com mais potência mais binário e melhor economia de combustível
  • Agora com sistema HSTC de controlo de tração variável
  • Homologação EURO5, com tecnologia Idling Stop de paragem do motor ao ralenti e medidas de redução do atrito

O novo motor eSP + (“enhanced Smart Power”) de quatro válvulas e 124,5 cm³ da SH125i oferece acelerações mais rápidas, velocidade de ponta mais elevada e mais economia do que o anterior design de duas válvulas.

2020 HONDA SH125i

O pico de potência é de 9,2 kW e chega às 8.250 rpm (menos 250 rpm – anteriormente, 8,9 kW às 8.500 rpm) e o binário máximo é de 11,4 N·m às 6.500 rpm (menos 500 rpm – anteriormente, 11,5 N·m às 7.000 rpm). Mas tanto a curva de potência como a de binário, obtidas no banco de ensaios, demonstram graficamente o quão mais forte é este novo motor, entre as 4.000 rpm e as 10.000 rpm.

CICLÍSTICA 

  • Novo quadro tubular de aço de elevada tenacidade liberta espaço
  • Suspensão traseira de geometria otimizada melhora o conforto de condução
  • Jantes de 16 polegadas à frente e atrás oferecem uma condução mais segura e de maior confiança

A renovação da parte ciclística da SH125i foi norteada por dois objetivos principais; libertar mais espaço de armazenamento e obter maior conforto de condução. O novo quadro em tubos de alta tenacidade coloca agora o depósito com capacidade para 7 litros de combustível por baixo do piso (antes, este componente estava montado debaixo do banco do passageiro), entre os pés do condutor; esta medida permitiu libertar mais 10 litros de espaço. A distância entre eixos subiu 13 mm, valendo agora 1.353 mm; o ângulo da coluna de direção é de 26° e o eixo de arraste (trail) tem 85 mm. A altura do banco manteve-se nos 799 mm e o peso em ordem de marcha é de 133,9 kg, 400 g mais leve.

2020 HONDA SH125i

Para maior conforto, o ângulo do apoio do motor e o ângulo da suspensão traseira foram otimizados para reduzir as cargas rotacionais, tornando a absorção das irregularidades e o controlo ainda mais flexíveis.

As jantes de alumínio fundido e 16 polegadas sempre foram uma das principais caraterísticas da SH125i, permitindo que este modelo exibisse uma condução segura e estável, em grande diversidade de pisos; os pneus são Michelin City Grip tubeless nas medidas 100/80-16 à frente e 120/80-16 atrás.

2020 HONDA SH125i

Os amortecedores traseiros têm 5 níveis de afinação da pré-carga e curso de eixo de 83 mm. À frente, a forquilha telescópica de 33 mm de diâmetro e 89 mm de curso assegura uma tração excelente e está afinada para oferecer uma condução suave e controlada. O ABS é equipamento de série; tanto disco dianteiro, como o traseiro são de 240 mm de diâmetro; a pinça dianteira tem três êmbolos e a traseira apenas um.

ACESSÓRIOS

Juntamente com a top case de série, o para-brisas e as proteções de punho foram redesenhadas e melhoram a proteção contra os elementos atmosféricos. A top case Smart – que opera em conjunto com o sistema Smart Key – e o kit de abertura podem ser instalados à posteriori.

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS 

MOTOR
Tipo 4 tempos, SOHC, refrigerado por líquido
Cilindrada (cm³) 124,8 cm³
Nº de válvulas 4
Diâmetro ´ Curso (mm) 53,5 x 55,5
Relação de compressão 11,5 : 1
Potência máxima 9,2 kW/8.250 rpm
Binário máximo 11,4 N·m/6.500 rpm
Capacidade de óleo 1 litro
SISTEMA DE COMBUSTÍVEL
Alimentação Injeção eletrónica de combustível PGM-FI
Capacidade do depósito de combustível 7 litros
Consumos 2,25 l/100 km (44,6 km/l)
SISTEMA ELÉCTRICO
Arranque Elétrico
Capacidade da bateria YTZ8V 7 Ah MF
Potência do alternador 232 W/5.000 rpm
TRANSMISSÃO 
Tipo de embraiagem Automática; centrífuga
Tipo de caixa CVT
Relação de transmissão final Correia em V
QUADRO
Tipo Berço, tubos de aço
CICLÍSTICA
Dimensões (C x L x A) 2.085 mm x 740 mm x 1.129 mm
Distância entre eixos 1.353 mm
Ângulo da coluna da direção 26°
Eixo de arraste (trail) 85 mm
Altura do banco 799 mm
Altura ao Solo 142 mm
Peso em ordem de marcha 134 kg
Raio de viragem 2 m
SUSPENSÃO
Dianteira Telescópica, 33 mm
Traseira Braço oscilante, dois amortecedores
JANTES
Dimensão da Jante Dianteira 16M/C x MT 2,50
Dimensão da Jante Traseira 16M/C x MT2,75
Pneu Dianteiro 100/80-16 polegadas
Pneu Traseiro 120/80-16 polegadas
TRAVÕES
Tipo de ABS 2 canais
INSTRUMENTOS E SISTEMA ELÉCTRICO
Instrumentos Sistema Smart Key Honda, carregador USB
Farol LEDs
Farolim LEDs

Todas as especificações são provisórias e ficam sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Galeria de imagens

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!