A Honda revelou um protótipo de um motor V3 eletricamente sobrealimentado na EICMA 2024. Isso atraiu atenção em todo o mundo e, em fevereiro, uma marca registada para “V3R” foi registada no Reino Unido, revelando o possível nome da moto.
A Honda revelou um protótipo de um motor V3 de quatro tempos totalmente novo no Salão de Milão, no outono de 2024. Esta unidade não apenas revive o formato do motor V3 que era usado anteriormente nos modelos de dois tempos da Honda, mas também atraiu muita atenção com a introdução de um supercompressor elétrico chamado “E-Compressor”.
Até agora, a potência, a cilindrada e outros detalhes continuam a ser um mistério, mas o facto de que será exibido nos Salões de Motos de Osaka, Tóquio e Nagoya, despoletou o interesse entre muitos. Em relação à cilindrada do motor, há rumores de que ficará em torno de 850 cc, de acordo com as mudanças nos regulamentos das máquinas da MotoGP a partir de 2027, mas isso é apenas um rumor.

Em fevereiro de 2025, foi revelado que uma marca registada para “V3R” tinha sido registada no Reino Unido, estimulando a imaginação com a especulação de que este poderia ser o nome de uma máquina equipada com um novo motor V3.
Em resposta a isso, o departamento editorial da Young Machine propôs o nome “RC-V3R”, que lembra uma máquina de corrida. Além disso, criaram um plano surpreendente para competir na classe Experimental (EXP) das 8 Horas de Suzuka com este V3 + turbo elétrico.
EXP é uma classe protótipo que, em termos gerais, permite qualquer coisa, desde motores e chassis até exteriores. Quem não se lembra da EXP2 experimental que correu no rali Dakar. A Honda EXP-2 ( basicamente com um motor de ciclo a 2 tempos com injeção eletrónica) mostrou excelente desempenho, tendo conseguido um quinto lugar à geral com Jean Brucy mas o projeto não teve continuidade.

O primeiro V3 da Honda em cerca de 40 anos é equipado com um supercompressor elétrico que usa um motor para girar o compressor. Essa tecnologia já está disponível comercialmente como um turbo elétrico para veículos de quatro rodas, mas é uma novidade mundial para veículos de duas rodas. Embora seja destinada a motos grandes, o corpo ultrafino, que tem quase a mesma largura do pneu traseiro de 200 mm que aproveita as vantagens do V3, também é um ponto atraente, com o ângulo do V-bank sendo de 75 graus.
Por fim, no final de março, foi descoberto que duas marcas registadas, “V3R” e “V3R E-COMPRESSOR”, tinham também sido registadas na América do Norte. Esta é a primeira vez que o último nome é usado, e o ponto principal é que, em vez de “V3 E-COMPRESSOR” que foi exibido na EICMA 2024, ele tem um “R” e agora é chamado de “V3R E-COMPRESSOR”.