Os especialistas em motos de competição Krämer Motorcycles anunciaram uma série de pequenas máquinas monocilíndricas apenas para pista para o mercado americano, equipadas com o motor de enduro a quatro tempos 350 EXC-F da KTM.
Denominadas APX-350 MA, as motos totalmente equipadas custarão 22.495 dólares e foram concebidas para desenvolver a próxima geração de talentos das corridas norte-americanas com uma série de uma só marca dentro do campeonato MotoAmerica, aberta a jovens dos 14 aos 21 anos.
Em termos de especificações, a APX tem uns impressionantes 110 kg em piso molhado e pode conter 12 litros de combustível para alimentar o seu motor monocilíndrico SOHC, de quatro válvulas e refrigeração líquida de 349,7 cc.
A potência é de 55 cv às 10.700 rpm, o que deve ser suficiente para os jovens pilotos, especialmente tendo em conta a falta de massa da moto. O binário é de apenas 36.6Nm às 8100rpm, pelo que tudo se resume à velocidade nas curvas e à manutenção das mudanças certas para tirar o máximo partido dela em pista.
A posição das barras de encaixe, os conjuntos traseiros e a altura do assento também podem ser ajustados para se adequarem aos pilotos que crescem a diferentes ritmos, com o suporte padrão a 820 mm. Estes guiadores são substituíveis e são montados em braçadeiras trabalhadas em CNC.
As alterações também não se ficam por aqui, com a suspensão dianteira e traseira, sem surpresa, aberta a ajustes para se adequar ao piloto.
Um par de forquilhas de cartucho aberto WP de 43 mm invertidas encontra-se na frente com ajuste total para pré-carga, compressão e recuperação. Um amortecedor mono WP também oferece as mesmas mudanças.
A potência de travagem, entretanto, é tratada através de um único disco dianteiro de 320 mm e uma pinça Brembo Stylema. Um único rotor de 220 mm é colocado na roda traseira, com outra pinça de quatro pistões, desta vez produzida pela Formula. Não há necessidade de um segundo disco na frente, devido ao tamanho e à potência da máquina.
Por outro lado, o acelerador ride-by-wire desenvolvido pela Krämer, o controlo de travagem do motor, os mapas de aceleração ajustáveis e o controlo da temporização da ignição para a alavanca de mudanças para cima/para baixo.
Encontrará também jantes de alumínio fundido de 17 polegadas, concebidas para serem combinadas com pneus Dunlop slick – o que provavelmente significa mais aderência do que potência para uma maior dedicação nas curvas. Para ajudar a melhorar ainda mais a manobrabilidade, a Krämer pré-conectou potenciómetros que podem ser instalados nas suspensões dianteira e traseira para registo de dados entre sessões.
![](https://images-motomais.motosport.com.pt//2024/09/kramer-apx-350-10-1024x683.webp)
O ecrã TFT integrado da Ecumaster apresenta informações importantes para o piloto e inclui também um cronómetro de voltas com GPS integrado.
Fonte:https://www.motorcyclenews.com/news/new-bikes/2024/september/kramer-apx-350-ma-race-bike/
Imagem:https://www.motorcyclenews.com