KTM 790 Duke, 890 Duke GP ‘23: Mais rápidas, mais abrangentes e com novas cores

By on 24 Novembro, 2022

A KTM entra no novo ano com uma gama de motos naked mais competitiva e mais abrangente, inclusive com uma versão adequada à licença de condução A2.

Para não ficar atrás na categoria de peso médio, a KTM 790 Duke faz a sua reaparição, com a KTM 890 Duke GP aportando para um visual extremo e a KTM 890 Duke R como ‘l’enfant terrible’ da gama.

KTM 790 Duke 2023

O regresso do bisturi original

Já anunciada no início de 2022, a KTM agora sim está pronta para trazer de regresso a 790 Duke, preenchendo um espaço vazio entre a 390 Duke e a 890 Duke GP. Se esta notícia não lhe parece novidade, está certo! Porque já em março a KTM publicou uma notícia a anunciar o regresso da 790, mas a moto não chegou a alguns pontos de venda, um problema que não deve mais ocorrer a partir de 2023.

Uma coisa parece certa, a poucos dias do frenesim pré-natalício, a gama de modelos KTM Duke está agora a tornar-se bastante mais clara, isto depois da marca austríaca ter sido uma das ausentes no EICMA de Milão. A verdade é que  a política das naked Duke antes confusa, parece muito mais organizada para 2023.

O regresso da Duke 790 está de volta, tendo como ponto de partida a versão compatível com a licença A2 para a gama média da KTM, trazendo o seu desempenho aguçado e preciso aos condutores menos experientes. Esta decisão, resulta de um acordo de parceria com a chinesa CFMOTO, que dá continuidade ao motor de 790 cc. É significativo que esta moto de 105 cv (que chega à Europa limitada a 95 cv) naked continue a ganhar um nicho vital no mercado global com este modelo compatível com a A2 para andar nas estradas europeias. Além disso, esta nova política comercial, cria uma diferença maior e uma diferenciação em relação à 890 Duke GP de 115 cv – uma vantagem para a estratégia de vendas dos concessionários da marca austríaca.

Na 790 Duke nada mudará para 2023 porque os componentes são conhecidos. A suspensão WP APEX dianteira e traseira, bem como o amplo pacote eletrónico com controle de tração (MTC) dependente do ângulo de inclinação, ABS nas curvas com modo SUPERMOTO, 3 modos de pilotagem padrão e um peso a seco de 169 kg que promete muita diversão na condução. Recursos opcionais, como o modo de pilotagem TRACK e o Quickshifter+, reforçam naturalmente a componente desportiva.

Em termos de concorrência, na verdade a “nova” 790 Duke não poderia ter vindo em melhor altura, porque a competição de dois cilindros está em alta, encontrando como rivais diretas a nova Honda Hornet e a Suzuki GSX-8S, que estão na mesma classe da 790 Duke da próxima temporada – o que, com toda a certeza, dará um comparativo emocionante!

O preço da nova KTM 790 Duke 2023 ainda não é conhecido.

KTM 890 Duke GP 2023

Com nova pintura e visual ‘racer’

A versão GP  fica abaixo do ‘l’enfant terrible’ do segmento médio, a 890 Duke R com os seus 121 cavalos tirados do motor de bicilíndrico paralelo, mas para 2023 foi a escolhida para ter os acabamentos mais desportivos. Ou seja, na realidade a 890 Duke GP é o modelo de entrada nas ‘890’ com os seu 115 cv e 92 Nm de binário máximo.

No que se refere ao estilo, a 890 Duke GP de 2023 será entregue aos clientes KTM com a tampa do lugar do passageiro e novas tonalidades. A Duke GP de 2022 foi fortemente inspirado nas pinturas das motos Tech3 MotoGP. A partir de 2023, o preto e o branco serão mais usados ​​e apenas o quadro traseiro e os aros serão coloridos em laranja. Outros componentes anodizados em laranja, poderão ser encontrados na gama de acessórios PowerParts.

A nova 890 Duke GP deverá estar disponível a partir de novembro de 2022, com os preços a serem anunciados brevemente.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments