KTM acelera na frente da inovação com o CMC

By on 2 Fevereiro, 2021

Como maior fabricante de motos da Europa e marca de corridas de nome internacional na competição offroad e MotoGP, a KTM AG salienta o prazer de ser uma das três empresas europeias presentes no CMC e na busca de uma melhor e mais segura integração das motos ao longo das estradas e auto-estradas de leste a oeste, de norte a sul.

“A origem, a tecnologia avançada e a performance apurada ao limite, são pilares firmes da filosofia de investigação e desenvolvimento da KTM. Daqui em diante é com grande orgulho que a nossa empresa continuará a evoluir nesse caminho, como parte integrante do Connected Motorcycle Consortium (CMC)”, refere em comunicado a marca austríaca que se junta a outros cinco fabricantes de motos, numa aliança que procura trazer para o mundo das motos melhores sistemas de conectividade e incrementar o fator segurança nas motos.  

A união entre seis fabricantes foi renovada no mês passado por mais três anos de colaboração no CMC, até 2023. O objetivo é investigar a normalização e incrementar futuras aliança com a indústria automóvel.

Comunicado do CMC:

“Os fabricantes de motociclos do CMC assinaram um acordo em Dezembro de 2020 para continuar a cooperação a partir de 2021, afim de aumentar ainda mais a segurança dos motociclos e assegurar que os mesmos mantenham o seu papel fulcral na mobilidade futura. BMW Motorrad, Honda Motor Co., Ltd., KTM AG, Yamaha Motor Co. Ltd, Suzuki Motor Corporation e Triumph Design Ltd. expressaram a sua intenção de apoiar a atividade comum na CMC ‘Next’.

A abordagem é alargada e o trabalho incluirá a investigação da conspicuidade da moto pelos sistemas ADAS. Esta abordagem ‘sistema’, procura criar sinergias entre os sistemas de sensores a bordo e a conectividade. Os membros do CMC consideram a segurança como um objetivo para a indústria, e são a favor de uma estratégia para melhorar a segurança dos motociclistas.”

Especificação Básica CMC e sistemas de conectividade V2X

“Desde a sua criação em 2016, a CMC tem trabalhado numa Especificação Básica para sistemas de conectividade V2X específicos de motos. V2X em termos de tecnologia de comunicação sem fios significa ‘veículo-para-tudo’, incluindo ‘veículo-para-veículo’ e ‘veículo-infra-estrutura’.

A CMC lançou esta Especificação de Base CMC a 11 de Dezembro de 2020. A Especificação Básica é um primeiro passo para descrever a função dos sistemas V2X para motociclos. Num outro passo para além de 2020, os fabricantes participantes irão definir outros requisitos funcionais essenciais para normalizar ao pormenor os novos sistemas de conectividade”.

CMC ‘Next’ – Mais cooperação com a indústria automóvel e outras indústrias de veículos

“Um outro passo crucial para a CMC “Next” após 2020 é a cooperação com a indústria automóvel e outros fabricantes de veículos, uma vez que os motociclos devem comunicar de uma forma normalizada. Os automóveis modernos estão cada vez mais equipados com sistemas de sensores a bordo (radar, câmara, etc.) e sistemas de assistência ao condutor. Estes sistemas de veículos, precisam de incluir requisitos para os motociclos a fim de aumentar os seus efeitos de segurança em caso de tráfego misto com motociclos”.

“É necessário desenvolver e padronizar cenários e testes personalizados de motos e automóveis”

A nova organização iniciou a sua atividade em Janeiro de 2021. Os seis fabricantes de motociclos encorajam outros fabricantes de motociclos, fornecedores, fabricantes de automóveis e outras organizações relacionadas a juntarem-se à aliança para prosseguir a implantação de novos elementos para a segurança dos motociclos.

A KTM acredita em experiências de motociclismo extremas e gratificantes. Ao apoiar-se fortemente nas lições dos seus esforços globais de corrida e I&D avançados, a KTM pode visar uma maior segurança dos condutores de motos, bem como transmitir esse carácter especial da KTM, controlo e confiança diretamente aos motociclistas de todos os continentes.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x