Lançamento – Um livro sobre a história da Brough Superior

By on 28 Outubro, 2020

DOIS MOTARDS FRANCESES, JEAN-LOUIS BASSET E DAVID DUMAIN, LANÇARAM UM LIVRO SOBRE A HISTÓRIA DA BROUGH SUPERIOR. E PARA NOS FAZER REVIVER A LENDÁRIA MARCA INGLESA SEGUIRAM OS PASSOS DE LAWRENCE DA ARÁBIA. O LIVRO SERÁ LANÇADO NO PRÓXIMO DIA 2 DE NOVEMBRO, EXCLUSIVAMENTE NA FNAC.

A Brough Superior SS 100 de Lawrence da Arábia

Em 1919, a marca Brough Superior foi criada na Inglaterra. George Brough queria introduzir um novo tipo de motos de luxo. Em 1924, a SS100, o modelo principal da gama, nasceu e fez história com os cuidados tomados na sua produção. Hoje, as motos Brough Superior são fabricadas em França sob a direção de Thierry Henriette, chefe da Boxer Design e agora dono da marca inglesa.

A mais recente Brough Superior desenvolvida na Boxer Design

O livro: “A Fabulosa História da Brough Superior desde 1919” traça a história desta marca inglesa através de seu cliente mais leal, Thomas Edward Lawrence, mais conhecido como Lawrence da Arábia. Ele possuía nada menos que 7 motos Brough Superior SS 100.

Um ano antes de partir para explorar o Oriente Médio, onde escreveria a sua lenda, Lawrence da Arábia empreendeu uma viagem de treino em França, durante a qual visitou, mapeou e descreveu mais de cem lugares. Jean-Louis Basset e David Dumain, os autores deste livro, quiseram reviver essa sua jornada através de uma viagem rica em descobertas.

O livro está disponível exclusivamente no Fnac. Duas edições são propostas. Em ambos os sets, encontramos o documentário DVD “Road Trip nos passos de Sir Lawrence”, o Blu-ray do filme Lawrence da Arábia (1962), mais de 440 fotos e mais de 210 imagens raras ou inéditas e 240 páginas de histórias pouco conhecidas e muito curiosas.

A edição de Colecção também contém uma placa de aço escovado com o logotipo Brough, numerada, duas reproduções de desenhos assinados e numerados da moto de Lawrence em 1908 e do novo modelo, feito à mão por Stephan Frank.

Esta versão é limitada a 1000 cópias tudo num invólucro de luxo para a edição de Colecção. Um belo livro a não perder.

Brough Superior, a Rolls-Royce das motos

A Brough Superior foi uma empresa inglesa fabricante de motos que ficou conhecida como a “Rolls-Royce das motos”, tendo produzido entre 1921 e 1940. A fábrica, em Nottingham, foi bombardeada durante a Segunda Guerra Mundial e não foi reativada no Pós-guerra.

A marca foi fundada por George Brough, filho do fabricante de motos William Brough, que estava vocacionado para motos mais utilitárias, por ter uma filosofia diferente do seu pai e querer produzir modelos mais desportivos de grande qualidade. Fabricou principalmente motos com motores de 2 cilindros em “V” com cilindradas de 678cc, 746cc, 980cc, 996 e 1150cc, produzidos pela JAP, MAG e Matchless, algumas vezes especialmente para a Brough Superior.

Os seus modelos tinham desempenhos muito superiores à grande maioria das motos da época e, já nos anos 20, as suas motos eram vendidas com certificados individuais garantindo que aquela moto foi testada e ultrapassava a velocidade de 100mph (160km/h).

O amigo Lawrence da Arábia

T. E. Lawrence, o famoso Lawrence da Arábia, apaixonado motociclista e amigo de George Brough, teve várias motos desta marca às quais chamava “Boa George” (de Boanerges – deus do trovão – e George – o seu fabricante) e identificou-as sucessivamente de George I a George VII. Morreu em 1935 aos comandos da George VII, enquanto esperava a entrega da George VIII.

Consta que William Brough terá dito ao filho, após ele ter criado a sua própria marca Brough Superior, “Agora vou ficar conhecido por Inferior!”

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x