Langen Motorcycles: As dois tempos não morreram!

By on 12 Novembro, 2020

PRODUZIR UMA CAFÉ RACER 250 A DOIS TEMPOS HOMOLOGADA PARA ESTRADA, FOI A APOSTA OUSADA DA LANGEN MOTORCYCLES, UMA NOVA MARCA INGLESA CRIADA POR UM DESERTOR DA CCM.

Sob o capacete muitos de nós ainda continuamos a sonhar com as antigas motos de dois tempos, memórias antigas que permanecem e não se apagam. A indústria de motos, hoje focada na peugada ecológica e em projetos de veículos, recebe de tempos a tempos um sinal desse passado glorioso onde gasolina e óleo fumegavam altíssimas emoções!

Na Langen Motorcycles, são poucos a trabalhar num projeto doméstico do outro lado do canal da Mancha, mas o projeto de uma nova dois tempos amadureceu e ganhou um nome: Langen Two Stroke.

O progenitor é Christofer Ratcliffe, também conhecido como ‘Langen’ e que depois de 10 anos como Engenheiro Chefe de Design da CCM Motorcycles, dando vida a motos inovadoras, Christofer Ratcliffe, decidiu quebrar as amarras a uma grande empresa para criar uma nova marca de motos britânica com algumas motos especiais… Assim nasceu a Langen Motorcycles!

O design neo-retro, o volume compacto, caracterizam a nova ‘menina bonita’ de Christofer, bem ao estilo das Spitfire que ele próprio desenhou para a CCM, mas semelhanças ficam-se por aí. Ao centro do quadro de liga de alumínio o coração que bate não é um mono de 600cc de origem SWM, mas um V-twin de dois tempos de 250 cc desenvolvido pela empresa italiana Vins (a mesma que produziu a desportiva Duccinquenta).

A Langen Motorycles anuncia 75 cv a 14.500 rpm para o compacto motor V-twin aprovado para  estrada. A moto pesa escassos 114 kg, o que com um motor quarto de litro com todos os fluidos, exceto a gasolina, há que confessar… é um peso até muito interessante!  

O amortecimento está a cargo de uma forquilha invertida que funciona em conjunto com um par de amortecedores laterais K-Tech atrás. O depósito é de carbono, e o preço, ah… o preço!

30 mil Euros! Trinta mil que nem a produção da Two Stroke 100% ‘hand made’ consegue justificar. É irracional, mas também muitos vimos desses tempos irracionais e memoráveis dos ‘heróis’ das dois tempos que fizeram história!  A Langen planeia entregar pouco mais de cem motos por ano, não estando prevista qualquer exportação da máquina para fora do mercado britânico, até porque este não está coberto pelo Euro 5 – o que desde logo é uma grande vantagem. Mas o preço!

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments