Multi-escolha do pneu traseiro é o futuro

By on 7 Fevereiro, 2021

Depois dos pneus de dois e três compostos, o novo passo em frente na evolução dos pneus será dois ou mais pneus traseiros de características diferentes, que podem facilmente ser combinados com um único pneu dianteiro. A Continental começou a seguir esse caminho e a Pirelli também já o está a fazer.

O mundo dos pneus está em constante evolução e temos a opinião de que cada motociclista deve ter um conhecimento profundo deste vasto mundo. Os pneus não são apenas peças consumíveis, mas uma das peças fundamentais da moto, que aumenta a segurança e o desempenho em função do tipo de piso, composto e forma. Nos últimos anos, cada vez mais fabricantes estão a oferecer modelos de alta qualidade, e num mundo que tenta satisfazer os gostos de todos, a enorme gama de compostos de um, dois e três componentes já não é suficiente.

PREPARANDO O CAMINHO…

Em 2020, o pneu TKC 70 Rocks da Continental entrou no mercado. Passando um pouco despercebido, é de facto uma nova aposta na evolução da indústria que estabelece um novo padrão para os fabricantes. Independentemente do fator qualidade, de quanto bom esse pneu é, o TKC 70 Rocks nada mais é do que o TKC 70 on-off que está no mercado há algum tempo, mas com um piso mais fracionado e proposto apenas nos clássicos tamanhos traseiros das motos de aventura, que não substitui, mas que complementa a gama já disponível.

Isto porque se trata de um pneu completamente adaptado à frente, só muda o tipo de banda de rodagem para permitir mais aderência e tração no offroad, enquanto que o outro pneu traseiro disponível é mais vocacionado para o uso em estrada. Isto significa que se for à loja de pneus para obter um novo conjunto de rodas, pode escolher entre um pneu dianteiro e dois traseiros, dependendo se os quer utilizar na estrada ou fora dela.

A Pirelli, com o Diablo Rosso 4 a chegar aos concessionários, oferece algo diferente, porque até ao tamanho 180 é um composto duplo de 3 bandas, a partir de 190 é um composto duplo de 5 bandas, mas não dá ao utilizador a possibilidade de escolher entre uma ou outra solução no mesmo tamanho. Digamos que é uma forma diferente de compreender a necessidade de oferecer mais alternativas para a retaguarda e satisfazer um maior número de clientes.

UMA NOVA MANEIRA DE ESCOLHER PNEUS?

A intuição dos alemães da Continental vem principalmente de utilizadores que, apesar de considerarem o TKC 70 uma boa escolha, não estavam convencidos do caráter de aventura da banda central do pneu traseiro. No entanto, essa solução poderá abrir um novo caminho e cada vez mais fabricantes podem começar a oferecer mais opções do que um único modelo, dependendo das necessidades específicas do utilizador.

O exemplo da Continental aplica-se aos pneus on-off das Adventure, mas para estrada seria ideal poder-se escolher entre um perfil de banda de rodagem mais ou menos esculpido, para aqueles que usam motos mais desportivas mesmo na chuva, mas não querem montar um pneu de turismo, ou aqueles que preferem um pneu puramente de asfalto, mas querem entrar em ângulos de curva maiores e procuram uma solução traseira com uma banda de rodagem mais macia.  

A multi-escolha já é uma realidade no offroad puro, onde o utilizador está acostumado a misturar compostos dependendo do terreno, mas o certo é que para quem anda na estrada e terra as soluções poderiam ser muito mais amplas, em benefício dos gostos e segurança dos utilizadores. E parece-nos que esse é o caminho agora seguido pelos fabricantes.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x