Novidades – Tudo sobre as quatro novas versões da BMW R9T

By on 27 Outubro, 2020

EXPANSÃO DA GAMA COM NOVAS VARIANTES DO MODELO BASE, REAJUSTE LIGEIRO DO DESIGN E AINDA MAIS POTÊNCIA PARA APROVEITAR. VAMOS CONHECER AO PORMENOR A NOVA SAGA BMW R9T, CONSTITUÍDAS PELA BÁSICA R NINET, R NINET PURE, R NINET SCRAMBLER E R NINET URBAN G/S.

Quando a BMW Motorrad apresentou a R nineT em 2013, era mais do que apenas uma roadster modelada e num formato clássico. Desde o início, combinava design clássico e uma moderna tecnologia com uma excelente ciclística, própria para receber uma ampla gama de opções de personalização. Pouco tempo depois, a R9T encontra uma diversidade de soluções oriundas da experiência das clássicas modernas da BMW.

Três exemplos: a nova R nineT Urban G/S é como uma offroad com os genes da lendária R 80 G/S de 1980; a R nineT Scrambler é uma homenagem a um género de moto distinto para aqueles que amam o estilo purista, minimalista e inconformista. A R nineT Pure tem a essência das motos naked.

Para a próxima temporada de 2021, a BMW Motorrad aprimorou de forma sustentável a família R nineT com algumas modificações técnicas, além de ampliar significativamente o alcance do equipamento de série e opcional.

Motor boxer de acordo com os requisitos da EU-5 com novas cabeças de cilindro, torque ainda maior e design otimizado.

BMW R nineT Scrambler

Para uso nas novas R nineT, o motor boxer passou por ajustes técnicos e visuais, e foi redefinido para atender aos requisitos da normativa EU-5. A sua potência máxima agora é de 80 kW (109 cv) a 7250 rpm (anteriormente 81 kW (110 cv) a 7750 rpm), enquanto o binário máximo se manteve nos mesmos 116 Nm às 6000 rpm. As cabeças de cilindro recém-projetadas, proporcionam uma transição mais harmoniosa do ar exterior para as aletas de arrefecimento interno, as válvulas de admissão são novas e as tampas da cabeça do cilindro dão agora à moto um apelo estético ainda maior.

Dentro das cabeças do cilindro há um novo sistema de turbulência que gira a mistura para garantir uma combustão ainda melhor e mais limpa e maior torque. Graças a uma curva de potência e torque ainda mais encorpada – especialmente na faixa entre 4000 e 6000 rpm – os níveis de potência em aceleração são agora tangivelmente melhores do que os do motor antecessor.

Nas ajudas eletrónicas à condução encontramos o ABS Pro, incluindo DBC (Dynamic Brake Control) e um novo suporte de suspensão com amortecimento dependente do curso (WAD) que agora vêm de série, assim como os modos de pilotagem “Rain” e “Road”.

Mesmo na versão base, os novos modelos R nineT agora apresentam ABS Pro em combinação com DBC (Dynamic Brake Control) para maior segurança na frenagem – em ângulos bancários, bem como em situações difíceis. As características padrão também incluem um novo amortecedor com amortecimento dependente de viagem (WAD), proporcionando maior conforto de suspensão e ajuste conveniente da pré-carga de mola através de uma roda de mão. Os modos de pilotagem “Rain” e “Road” estão agora incluídos como padrão, também.

Painel de instrumentos circular clássico com novo mostrador, unidades de iluminação LED e tomada de carregamento USB de série

O enquipamento nos modelos R nineT inclui um painel de instrumentos circular com um mostrador recém-projetado com o logotipo da BMW, bem como luzes indicadoras que são “invisíveis” quando não iluminadas. Os novos modelos da saga R9T têm agora um farol e luzes indicadoras brancas na tecnologia LED de série. Os equipamentos de série nas novas R nineT é complementado com uma tomada de carregamento USB.

BMW RnineT Scrambler

Uma riqueza de novas opções – desde tecnologia inovadora até design individual e novos esquemas de cores.

BMW R nineT Pure

A BMW Motorrad avançou significativamente os novos modelos R9T – tanto técnica quanto visualmente. Os modos Riding Pro complementam-se com os modos adicionais “Dyna” para a R nineT e R nineT Pure; “Dirt” para a R nineT Scrambler e R nineT Urban G/S. Estão disponíveis como novas opções individuais, assim como o DTC (Dynamic Traction Control) e controle de binário do motor (MSR). Outra nova opção é o Comfort Package, composto pelos Modos de Condução Pro, o cruise control e punhos aquecidos no guiador. A luz giratória e o silenciador traseiro especial fazem parte da gama de extras opcionais.

Enquanto isso, a tradicional “Opção 719” oferece opções particularmente exclusivas e de alta qualidade para personalização da R9T por forma a atender ao gosto pessoal do proprietário. Esta gama exclusiva de peças agora inclui itens como várias rodas, embalagens de peças fresadas e – da linha original BMW Motorrad Accessories – uma conversão traseira com extremidade traseira curta e suporte de matrícula atrás do volante traseiro, bem como uma extremidade traseira no estilo tracker (traseira tracker).

BMW R nineT Urban GS

Os aprimoramentos para a família das novas R nineT são arredondados com novos acabamentos de pintura padrão e opcionais. A “Edição 40 Anos GS” da R nineT Urban G/S é especialmente significativa. Disponível apenas como uma edição limitada, este modelo único vem num esquema de cores que lembra a lendária R 100 GS e assinala o 40º aniversário da família BMW Motorrad GS.

BMW R nineT Opção 719

Destaques dos novos modelos BMW R9T:

– Icónico motor boxer refrigerado a ar/óleo com novas cabeças de cilindro para maior torque na gama média, bem como a conformidade com o Euro 5.

– Potência de 80 kW (109 cv) às 7 250 rpm (anteriormente 81 kW (110 cv) a 7 750 rpm) e 116 Nm a 6.000 rpm.

– Cabeça do cilindro, tampa da cabeça do cilindro e peças da válvula do acelerador, tudo com novo design.

– ABS Pro com DBC (Dynamic Brake Control) para maior segurança ao travar.

– Novo suporte de suspensão com amortecimento dependente do curso (WAD) para manuseio ainda mais equilibrado e confortável como padrão

– Roda manual para ajustar a pré-carga de mola no amortecedor.

– Modos de pilotagem “Rain” e “Road” de série.

– Painel de instrumentos circular de design clássico com novo mostrador.

– Indicadores LED brancos.

– Faróis de LED incl. luz diurna de execução/luz de estacionamento de série.

– Tomada de carregamento USB de série.

– Design geral aprimorado com uma gama mais ampla de acabamentos de pintura exclusivos.

– Novos acessórios opcionais.

Galeria de imagens

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x