Parlamento Europeu tornará obrigatórias as inspeções de motos em toda a UE

By on 28 Fevereiro, 2021

Se conduz algum tipo de moto, scooter, triciclo, ou ciclomotor na Europa, esta notícia interessa-lhe. A Comissão dos Transportes e Turismo do Parlamento Europeu (TRAN) solicitou oficialmente à Comissão Europeia, que incluísse todos estes veículos nas inspeções periódicas, para todos os estados membros da União Europeia.

Fonte: FEMA

Em Fevereiro de 2021, um plano bastante confuso sobre Inspecções Periódicas Obrigatórias (IPO) para todos os motociclistas de duas e três rodas em toda a UE foi elaborado e apresentado pela Comissão dos Transportes e Turismo do Parlamento Europeu (TRAN) à Comissão Europeia.

Antes da inclusão, a TRAN solicitou também que fosse realizada uma análise custo-benefício para a inspeção de motociclos e ciclomotores sub-125cc. Ainda assim, a Federação das Associações Europeias de Motociclistas (FEMA) tem um osso duro de roer com esta legislação, contra a qual muitos dos seus membros têm vindo a lutar há já algum tempo.

Na sua forma actual, alguns estados membros da UE já dispõem de regulamentos IPO para diferentes categorias de motociclos e ciclomotores. O que a FEMA argumenta é que estas novas exigências obrigatórias vêm de um grande lobby que misteriosamente (!) inclui muitas empresas de inspeção técnica.

Entretanto, a FEMA reuniu as suas organizações membros para contra-lobby com factos, incluindo uma estatística chave que cita que menos de um por cento dos acidentes de motos são causados por defeitos técnicos, do tipo que pode nem sequer ter sido detetadas numa inspeção.

De qualquer modo, em 25 de Fevereiro de 2021, a TRAN enviou oficialmente os seus pedidos ao Parlamento Europeu. Estes incluem o IPO obrigatório de qualquer veículo de duas rodas com cilindrada superior a 125cc, juntamente com uma disposição para incluir também os veículos de cilindrada inferior a 125cc.

O que significa tudo isto? A FEMA não prevê que as atuais regras de inspeções mudem nos próximos anos, porque todas as próximas medidas legislativas levam tempo. No entanto, na situação atual, as inspeções obrigatórias para todos os estados membros da União Europeia estão no horizonte – mesmo que levem algum tempo a ser implementadas.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x